Comissão aprova indenização a ex-servidores da extinta Sucam

Vítimas de intoxicação por inseticidas podem receber R$ 100 mil 

 

Deputada federal Carmen Zanotto

 

O projeto de lei da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou a indenização de R$ 100 mil aos ex- servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam),vítimas de intoxicação por inseticidas. 

O benefício será estendido aos descendentes diretos ou cônjuges de vítimas que já morreram e estima-se que 460 ex-servidores tenham direito à indenização.

A Sucam, criada em 1970,  era considerada o órgão público de maior presença nas áreas rurais do Brasil e acabou extinta em 1991 após o combate a endemias como doença de Chagas, malária, esquistossomose e febre amarela. 

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), responsável pelo projeto, relatou que muitas vezes os agentes de saúde da Sucam trabalhavam sem nenhuma orientação ou proteção para uso, sem nenhum cuidado preventivo e resultou no alto índice de intoxicação ocupacional.

O projeto original (PL 636/21) concedia indenização para contaminação pelos inseticidas Dicloro-DifenilTricloroetano (DDT), proibido no Brasil em 2009, e Malathion. A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) apresentou alterações no projeto para que o benefício pudesse ser estendido aos servidores contaminados por qualquer inseticida.

A proposta que está em tramitação em caráter conclusivo será analisada pelas Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.