
As atividades do Sinfa-RJ em Brasília seguiram a todo vapor nessa semana. Novamente, o Presidente Luís Cláudio e um grupo de dezenas de servidores e servidoras da Defesa, Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica – da ativa, aposentados e pensionistas – montaram acampamento em frente ao Ministério da Defesa, seguindo em busca de diálogo com o Ministro da Defesa, General Braga Netto.
Com apitos, os Servidores e Servidoras fizeram bastante barulho mas ainda pela manhã se deslocaram para a atividade unificada dos Servidores Públicos Federais em busca de aumento, reforçando o ato realizado em frente ao Ministério da Economia para pressionar o Ministro Paulo Guedes.
Os Servidores criticam a falta de diálogo com a pasta e prometem manter a pressão em cima de Paulo Guedes pelo reajuste ainda esse ano.
Servidores do IBGE desmentem Guedes: “Existe verba para o Reajuste”

Os Servidores refutam as afirmações de Paulo Guedes e da equipe econômica de que não existe como conceder o reajuste ainda esse ano. De acordo com cálculos do Paulo Lindesay, da Executiva Nacional da Associação dos Funcionários do IGBE e da Auditoria Cidadã da Dívida, o reajuste cabe dentro do orçamento de 2021 pois, com base nos dados da Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento o custo com despesas de pessoal representava 21,7% da receita líquida da União.
Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, o governo federal pode gastar até 37,9% da receita líquida com pessoal, o que permitira um gasto a mais de R$ 171 bilhões. Para aplicar o reajuste de 19,9%, seriam necessários apenas R$ 45,9 bilhões.
Servidores da Defesa retornam atividades em frente ao Ministério e Live do Sinfa-RJ anuncia vitória judicial para Servidores do PGPE

Após o ato unificado, o Sinfa-RJ e sua base social retornaram ao Ministério da Defesa, onde o apitaço seguia insistindo pela audiência com o Ministro Braga Netto. Pela agenda oficial do ministro, ele se manteve no Ministério durante toda a tarde, mas segue sem receber os Servidores Civis. E enquanto o Ministro não muda sua postura, o Sinfa-RJ segue na luta, insistindo pelo aumento e pela audiência para debater suas pautas.
Tal fato foi um dos temas da Live do Sinfa-RJ, transmitida direto de Brasília. Além de atualizar os servidores sobre as atividades dessa semana, a Live trouxe o anúncio de uma grande vitória para os Servidores do PGPE, a sentença pró-servidor na ação da Gratificação de Desempenho.
Como informado pelos advogados, a justiça concedeu como procedente as argumentações do Sinfa-RJ e com isso, os Servidores que tem direito devem procurar o Sindicato para iniciar com a execução da sentença. Uma grande vitória para o PGPE que motiva ainda mais as lutas que seguem a todo vapor em Brasília.
O Sinfa-RJ manterá as atividades na Defesa ao longo de todo mês. O Sindicato busca negociar suas pautas com o ministro e colocar na ordem do dia o reajuste de 19,99% ainda esse ano. O Prazo para que isso se torne realidade é até o dia 3 de abril.
“Estamos firmes na luta e confiantes que vamos conquistar avanços. Nossa pauta é justa, queremos apenas a reposição inflacionária do governo Bolsonaro. O governo gasta apenas 21% de sua receita com pessoal, há margem de manobra dentro do orçamento aprovado e basta vontade política para que o reajuste seja concedido.”- afirma o Presidente do Sinfa-RJ, Luís Cláudio de Santana.
Gostaria de me associar.