Sinfa-RJ mantém manifestações na Defesa e participa do Dia Nacional de Luta pelos 19,99% de reajuste salarial

As atividades do Sinfa-RJ em Brasília seguiram a todo vapor nessa semana. Novamente, o Presidente Luís Cláudio e um grupo de dezenas de servidores e servidoras da Defesa, Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica – da ativa, aposentados e pensionistas – montaram acampamento em frente ao Ministério da Defesa, seguindo em busca de diálogo com o Ministro da Defesa, General Braga Netto.

Com apitos, os Servidores e Servidoras fizeram bastante barulho mas ainda pela manhã se deslocaram para a atividade unificada dos Servidores Públicos Federais em busca de aumento, reforçando o ato realizado em frente ao Ministério da Economia para pressionar o Ministro Paulo Guedes.

Os Servidores criticam a falta de diálogo com a pasta e prometem manter a pressão em cima de Paulo Guedes pelo reajuste ainda esse ano.

Servidores do IBGE desmentem Guedes: “Existe verba para o Reajuste”

Os Servidores refutam as afirmações de Paulo Guedes e da equipe econômica de que não existe como conceder o reajuste ainda esse ano. De acordo com cálculos do Paulo Lindesay, da Executiva Nacional da Associação dos Funcionários do IGBE e da Auditoria Cidadã da Dívida, o reajuste cabe dentro do orçamento de 2021 pois, com base nos dados da Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento o custo com despesas de pessoal representava 21,7% da receita líquida da União.

Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, o governo federal pode gastar até 37,9% da receita líquida com pessoal, o que permitira um gasto a mais de R$ 171 bilhões. Para aplicar o reajuste de 19,9%, seriam necessários apenas R$ 45,9 bilhões.

Servidores da Defesa retornam atividades em frente ao Ministério e Live do Sinfa-RJ anuncia vitória judicial para Servidores do PGPE

Após o ato unificado, o Sinfa-RJ e sua base social retornaram ao Ministério da Defesa, onde o apitaço seguia insistindo pela audiência com o Ministro Braga Netto. Pela agenda oficial do ministro, ele se manteve no Ministério durante toda a tarde, mas segue sem receber os Servidores Civis. E enquanto o Ministro não muda sua postura, o Sinfa-RJ segue na luta, insistindo pelo aumento e pela audiência para debater suas pautas.

Tal fato foi um dos temas da Live do Sinfa-RJ, transmitida direto de Brasília. Além de atualizar os servidores sobre as atividades dessa semana, a Live trouxe o anúncio de uma grande vitória para os Servidores do PGPE, a sentença pró-servidor na ação da Gratificação de Desempenho.

Como informado pelos advogados, a justiça concedeu como procedente as argumentações do Sinfa-RJ e com isso, os Servidores que tem direito devem procurar o Sindicato para iniciar com a execução da sentença. Uma grande vitória para o PGPE que motiva ainda mais as lutas que seguem a todo vapor em Brasília.

O Sinfa-RJ manterá as atividades na Defesa ao longo de todo mês. O Sindicato busca negociar suas pautas com o ministro e colocar na ordem do dia o reajuste de 19,99% ainda esse ano. O Prazo para que isso se torne realidade é até o dia 3 de abril.

“Estamos firmes na luta e confiantes que vamos conquistar avanços. Nossa pauta é justa, queremos apenas a reposição inflacionária do governo Bolsonaro. O governo gasta apenas 21% de sua receita com pessoal, há margem de manobra dentro do orçamento aprovado e basta vontade política para que o reajuste seja concedido.”- afirma o Presidente do Sinfa-RJ, Luís Cláudio de Santana.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Participe da discussão

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.