Rio de Janeiro – Na última sexta-feira (07), a diretoria do Sinfa/RJ reinaugurou o núcleo de Fragoso, que estava fechado para a realização de obras com melhorias do local. Estiveram presentes servidores ativos, aposentados e pensionistas. Todos puderam obter informações sobre as negociações salariais em Brasília e também receberam orientações quanto ao cadastro funcional junto ao setor de pessoal e também seus dados cadastrais no sindicato.
A secretária geral, Arlene Carvalho, fez um panorama do momento político em que o país está passando e seus reflexos no serviço público federal. “Quando o governo anuncia ajustes fiscais, os primeiros a sentirem sofrerem as medidas são os servidores, que veem suas expectativas serem embargadas pela Administração, apesar de toda a perda inflacionária que já sofremos”.
Em sequência, o presidente Luís Cláudio de Santana apresentou os detalhes da negociação salarial no Ministério do Planejamento e o desenrolar das conversas entre governo e representantes sindicais. “O servidores apresentaram uma proposta que previa a reposição inflacionária e também um reajuste para garantir um ganho real aos servidores. No entanto, o governo rejeitou a proposta e está irredutível, pois como contra-proposta apresentou um reajuste inferior [21,3%], parcelado em quatro anos”.
O presidente ainda explicou que só haverá avanço na discussão se os servidores concordarem em receber o proposto pelo governo. “Se aceitarmos o que estão nos oferecendo, disseram que poderão conceder reajuste nos benefícios alimentação, creche e saúde. Além de viabilizarem uma mudança nos critérios da aposentadoria para os que se aposentaram nos últimos cinco anos”. A medida uma alteração real nos ganhos daqueles que estão dentro dos cinco anos e dos que se aposentarão, levando para a aposentadoria um valor maior de gratificação pago hoje, ou seja, passarão a receber o mesmo valor que percebem enquanto ativos.
Durante o evento de inauguração, também falou aos presentes a coordenadora do núcleo, Dona Joana do Nascimento, que parabenizou a diretoria pela iniciativa e também aos filiados da região que sempre participam das reuniões e frequentam o local com assiduidade. “Vocês fazem o nosso sindicato existir. Parabéns!”
O assessor do presidente, Sérgio Mauro, deu alertas quanto à importância da atualização funcional do servidor junto ao setor de pessoal do seu Comando, assim como, o cadastro do Sinfa/RJ. “É essencial que seus dados estejam em dia também no Sindicato, porque quando o departamento jurídico recebe a informação que uma ação está em execução de pagamento, os funcionários do Atendimento buscam no banco de dados os contatos para convocar o filiado. Se os dados estiverem desatualizados, a comunicação não será possível e o servidor fica sem saber que já possui seu direito garantido”.
Antes de encerrar o encontro, todos puderam parabenizar a coordenadora Joana que comemorava seu aniversário e se confraternizaram com um lanche oferecido pela entidade.
Por Fernanda Fonseca