Sinfa-RJ participa de seminário “O Serviço Público Que Queremos” em Brasília

O Sinfa-RJ participou, nos últimos dias 30 e 31, em Brasília, do seminário “O Serviço Público que Queremos”, organizado pelo  Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate) e pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Representaram o Sinfa-RJ nessa atividade o Presidente Luís Cláudio de Santana e a Secretária Geral, Arlene Carvalho.

Voltado apenas para dirigentes sindicais do funcionalismo público, o seminário buscou ampliar o debate sobre as transformações no mundo do trabalho, a fim de traçar estratégias em defesa do Estado e da prestação de serviços públicos de qualidade. Com as lideranças sindicais do serviço público reunidas, foram debatisos os impactos da Emenda Constitucional 95/2016, as Reformas Trabalhista e da Previdência, e a necessidade de unidade de todos os segmentos na luta contra a retirada de direitos e o desmonte do serviço público.

O Seminário consistiu em um importante chamado para uma atuação mais firme das entidades representativas dos servidores públicos nas próximas lutas contra a retirada de direitos dos trabalhadores. Centenas de lideranças sindicais do serviço público participaram da atividade. Rudinei Marques, presidente do Fonacate, destacou o peso e a responsabilidade dos sindicatos que representam os servidores públicos nas próximas batalhas contra a retirada de direitos dos trabalhadores.

“Muitos sindicatos da iniciativa privada estão fechando as portas. Com isso, a luta dependerá muito mais da nossa organização, a partir de agora. Promovemos este Seminário com o objetivo de nos apropriarmos de informações técnicas e estarmos preparados para o debate”, disse Marques.

O secretário executivo do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira, defendeu alternativas à austeridade fiscal. “Precisamos derrubar as restrições orçamentárias auto impostas que atentam contra os direitos da população, contra a reativação do investimento e da economia, que atentam contra o serviço público voltado para a sociedade”, apontou.

O dirigente apresentou dados sobre o aumento das desigualdades e a redução de investimentos públicos. Segundo a análise dele, o cenário para futuro do país, sem a revisão da Emenda Constitucional 95, é desastroso. “O horizonte que se descortina é o fim do aumento real do salário mínimo, a redução das vagas nas universidades e a precarização do SUS.”

Fontes: Fonacate, Fonasefe,

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.