Sinfa-RJ lamenta incêndio e defende mais investimentos em Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia

O Sindicato dos Servidores Civis no Ministério da Defesa – Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica, entidade de classe com forte compromisso social e atuante na defesa do legado de nosso povo, vem a público manifestar todo seu pesar pelo incêndio que destruiu as dependências e o acervo do Museu Nacional da UFRJ e repudiar todo o descaso que levou a esse processo.

Acreditamos que o descaso com o Museu Nacional faz parte de um processo político que consolida uma série de crimes cometidos contra a educação, a cultura e a ciência e tecnologia do nosso país, crime maior este, o da Emenda Constitucional 95 (EC 95). A EC 95, os cortes de gastos e a falta de um projeto para o setor transformaram o incêndio em uma tragédia anunciada. Uma tragédia que tem em seu DNA todos os setores que apoiaram a aprovação da Emenda do Teto dos Gastos que corte gastos onde já faltava e manteve os privilégios de uma minoria aliado à subserviência aos interesses dos setores rentistas da sociedade.

Os cortes de verbas sofridos pelo Museu Nacional atigiu seu ápice esse ano, quando o museu recebeu menos de 10% da verba necessária para seu custeio. O descaso com a educação, cultura, ciência e tecnologia fazem parte de um projeto submisso de nação, que não olha para nossa história, não combate as dicotomias estruturais herdadas de um passado escravocrata e não aponta para um futuro soberano com dignidade para todos os brasileiros.

Nós, do Sinfa-RJ, combatemos essa visão e estamos ao lado do conjunto da classe trabalhadora na luta em defesa da Soberania Nacional, da Educação, da Cultura e da Ciência e Tecnologia.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.