Servidores do Judiciário anunciam ‘apagão nacional’ por reajuste

Sindjus edita cartilha de recomendações para manifestantes e promete pressão no Congresso desde as 9h desta terça-feira. Nova proposta é “desrespeitosa”, diz sindicato

 

O Sindicato dos Servidores do Judiciário e do Ministério Público da União (Sindjus), seção Distrito Federal, anunciou para as 15h desta terça-feira (18) uma concentração, no gramado em frente ao Congresso, para pressionar parlamentares a derrubar o veto da presidenta Dilma Rousseff ao Projeto de Lei da Câmara 28/2015, que promove reajuste salarial e institui o plano de carreira da categoria, entre outras disposições. Em boletim divulgado aos sindicalizados, o Sindjus avisa que, apesar de a mobilização vir a ganhar força na parte da tarde, a “abordagem de parlamentares” começará a partir das 9h.

 

“Em assembleia-geral realizada no dia 13 de agosto, nós rejeitamos o acordo firmado entre o STF [Supremo Tribunal Federal] e o governo Dilma. A nova proposta, que já tem até numeração no Congresso Nacional (PL 2648), é uma traição a nossa categoria”, diz o boletim, com menção ao Projeto de Lei 2648/2015, pronto para votação no Plenário da Câmara. De autoria do STF, depois de negociação com o Ministério do Planejamento, a matéria concede percentuais de reajuste até 2019, progressivamente.

 

“Enquanto fazíamos greve, lutando pelo direito à recomposição salarial, manobravam pelas nossas costas a construção de um projeto que não recompõe nossas perdas, que amarra nossa luta até julho de 2019 e que aumenta o fosso salarial entre a nossa carreira e as carreiras análogas do Executivo e Legislativo”, acrescenta o sindicato.

 

Cartilha

 

Na exortação aos servidores, o sindicato lança mão de uma espécie de cartilha de recomendações. Entre elas a orientação de que o ato seja pacífico, de maneira a evitar confronto com as polícias Militar e Legislativa, cujos efetivos se unem em ocasiões como protestos em frente ao Parlamento. A entidade recomenda ainda que os manifestantes evitam “atitudes isoladas” e não portem objetos que lhe comprometam “a segurança do ato e/ou a integridade física dos servidores”.

 

“Prepare-se para ficar até mais tarde caso consigamos pautar o Veto 26, inclusive levando agasalho para o período noturno; hidrate-se, bebendo bastante água; utilize roupas leves; use protetor solar. O Sindjus e a Fenajufe [Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União] disponibilizarão estrutura com água, banheiros químicos e telão para acompanhar a sessão”, avisa o Sindijus, que garante ainda transporte e a organização da entrada de servidores no Congresso, até o limite máximo permitido, para acompanhar as votações do dia.

 

O Sindjus diz considerar a nova proposta de reajuste “desrespeitosa” e com “percentual irrisório”. “O novo projeto (PL 2648/2015) representa, ao final, um percentual de 23,5% na folha de pagamento do Judiciário, dividido ao longo de quatro anos, em oito parcelas semestrais, a partir de 2016. Com efeito, a proposta acordada pelo STF é desrespeitosa e humilhante. Evoluiu da vergonhosa proposta oferecida pelo Executivo de 21,3% para irrisórios 23,5%, perfazendo um acréscimo de míseros 2,2% na proposta anterior, cujo percentual sequer repõe perdas passadas e, inclusive, foi rejeitada pelo próprio STF”, reclama o sindicato.

 

Ainda segundo a entidade, o anúncio de reajuste em 41,47% é “falácia”. “O Projeto [de Lei 2648/2015] não representa uma recomposição de 41,47% como anunciado, pois absorve direitos já conquistados judicialmente pelos servidores, como o percentual de 13,23% referente à revisão geral fixada em 2003 – que, inclusive, já é percebido pelos servidores da Justiça do Trabalho. Ao absorver os 13,23%, a proposta gera decréscimo de salário em 2016 para os servidores da Justiça do Trabalho, impondo-lhes, ainda, congelamento salarial por quase dois anos, prejuízos esses que o próprio STF admite no texto do novo projeto de lei”, arremata o Sindjus.

 

Boas notícias

 

Se depender do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a análise dos vetos não passa de quarta-feira (10), com papel central a ser exercido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Patrocinador da chamada “pauta-bomba” naquela Casa – em que matérias com impacto financeiro são recorrentemente pautadas, com reflexo nos esforços de ajuste fiscal –, o agora deputado opositor já anunciou que mobilizará seus mais de 200 aliados para promover a aprovação de todo e qualquer projeto de reajuste. Ou seja, Cunha não faria objeções à discussão à análise do veto ao PLC 28/2015.

 

“Vou telefonar e combinar um horário para a sessão do Congresso, que acontecerá ou na terça-feira à noite, ou na quarta-feira, às 10h. Eu vou conversar com o presidente da Câmara para que possamos, exatamente, combinar esses detalhes”, avisou Renan, depois de reunião com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O senador lembrou que os vetos ficam disponíveis para votação em sessão plenária do Congresso 30 dias depois de emitidos, trancando a pauta de votações. O trancamento da pauta de deliberações pelos vetos tem início a partir da próxima sexta-feira (21).

 

Segundo o projeto vetado por Dilma, o aumento para os servidores iria variar entre 53% e 78,56%, em função da classe e do padrão de cada grupo de servidores, e deveria ser efetuado em seis parcelas sucessivas entre julho de 2015 e dezembro de 2017. A matéria foi aprovada no Senado e encaminhada à sanção em 1º de julho. De acordo com estimativas do Ministério do Planejamento, o reajuste representaria R$ 25,7 bilhões extras para os cofres públicos nos próximos quatro anos.

 

Congresso em Foco    

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.