Comissão Especial que analisará Reforma da Previdência inicia trabalhos

A Reforma da Previdência inicia nessa terça, 7, sua nova fase de tramitação na Câmara dos Deputados. A comissão especial que vai analisar o mérito do tema irá realizar sua primeira reunião ordinária na partir das 14h30. Os trabalhos seguem o cronograma definido pelo deputado Marcelo Ramos (PR-AM), que conta ainda com a realização de 11 audiências públicas com cerca de 60 convidados para debater o tema.

Apesar de haver sugestões para ouvir 130 pessoas, o parlamentar decidiu reduzir esse número pela metade com o argumento de buscar mais tempo para debater as emendas ao projeto. O deputado disse ainda que só encaminhará a votação do tema com garantia de maioria no plenário, fato que, segundos interlocutores, o governo ainda não possui.

O governo, por sua vez, coloca a partir de hoje, um grupo de técnicos do Ministério da Economia à disposição dos deputados para tirar dúvidas sobre a Reforma. Essa medida visa buscar os 308 votos necessários para aprovação do projeto.

A comissão especial é composta por 49 membros e 49 suplentes de 25 partidos com representação na Câmara. Os trabalhos da comissão devem ser conclusos em até 40 sessões do Plenário, contados a partir de sua formação. Somente na comissão especial poderão ser apresentadas emendas. Cada emenda deve contar com pelo menos 171 assinaturas de deputados e só podem ser apresentadas até a décima sessão do Plenário. O relator da PEC 6/2019 é o deputado federal Samuel Moreira (PSDB-SP).

Depois de publicado o parecer da Comissão Especial, a proposta deverá esperar por duas sessões para ser incluída na ordem do dia, onde, para ser aprovada, precisará de três quintos dos votos dos deputados – 308, em votação nominal. Se aprovada na Câmara dos Deputados, a proposta seguirá para o Senado Federal onde passará por um novo processo de tramitação.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.