Governo registrou mais de 500 mil comprovações de vida realizadas por inativos e pensionistas da União

A prova de vida pode ser feita de maneira remota 

O Ministério da Economia informou que mais de 500 mil comprovações de vida foram realizadas de forma remota por servidores inativos, pensionistas e anistiados políticos civis do Executivo federal desde maio de 2021. A ferramenta utilizada foi Gov.Br. Conforme a pasta, 720 mil beneficiários precisam comprovar a cada ano que estão vivos, sempre no mês do aniversário, para garantir a manutenção do benefício mensal.

O governo federal, devido à pandemia, ofereceu a realização da prova de vida de forma remota, os interessados precisam ter a biometria cadastrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O beneficiário deve acessar o aplicativo Gov.Br no celular ou tablet para realizar a validação facial. Após isso, é possível obter um comprovante que o procedimento foi realizado pelo aplicativo SouGov.Br.

Com essa mudança, as pessoas não precisam comparecer a uma agência bancária ou uma unidade de gestão de pessoas para realizar o recadastramento. 

“O número de provas de vida realizadas por servidores aposentados e pensionistas em canais digitais sextuplicou no período de um ano. Em outubro de 2021, dos 61 mil beneficiários que deveriam comprovar vida, 7% (4,5 mil) fizeram o procedimento de forma digital. Já em outubro de 2022, dos 60,4 mil convocados, 47% (28,6 mil) comprovaram a vida de forma digital”, informou o Ministério da Economia.

A ferramenta Analytics é outra opção que permite o recadastramento para os correntistas do Banco do Brasil. A prova de vida é confirmada de forma automática, ao analisar interações e transações realizadas pelos clientes nos sistemas e aplicativos da instituição financeira. 

“Uma vez identificada a comprovação, os beneficiários são informados, via mensagem de SMS, aplicativo de celular, internet ou terminais de autoatendimento do banco, que sua prova de vida foi realizada e que está vigente até o próximo período”, concluiu a pasta.

Fonte: Jornal Extra
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.