Dor no pescoço pode ser indício de problema cardíaco

Dores na região do pescoço são muito comuns na população mundial atualmente. Geralmente decorrentes de má postura ao longo da vida, como durante a utilização de aparelhos celulares, elas já atingem, por exemplo, cerca de um quinto da população britânica, segundo o British Medical Journal.

Na maioria desses casos, a dor no pescoço ocorre por um nervo comprimido ou por uma posição do corpo incorreta durante o sono. No entanto, em alguns dos casos, a dor pode ser indicativo de algo mais sério, inclusive da possibilidade de um ataque cardíaco.

A pesquisa apontou que, embora 70% das pessoas que identificaram uma dor no peito sabiam que isso é um sintoma de ataque cardíaco, menos de 30% delas tinham ciência de que sintomas menos conhecidos, como a dor no pescoço, também podem ser indício do problema.

Embora o sintoma mais comum de um ataque cardíaco em homens e mulheres seja a dor no peito, elas estão mais propensas a apresentar outros sintomas, como falta de ar, náuseas e dores nas costas ou no maxilar. Segundo a publicação, um ataque cardíaco ocorre quando fornecimento de sangue para o coração fica bloqueado, o que impede a chegada de oxigênio, causando danos musculares.

A parada cardíaca é diferente de um ataque cardíaco, que geralmente ocorre repentinamente, com a pessoa perdendo a consciência rapidamente. A parada é uma falha elétrica, na qual o coração para e a vítima fica sem pulso e pode morrer em minutos caso não receba tratamento em tempo hábil. Um ataque cardíaco pode levar a uma parada cardíaca.

Outros sintomas de um ataque cardíaco podem incluir dor no peito e em outras partes do corpo, tontura, transpiração em excesso, falta de ar, crise de ansiedade, além de tosse.

Especialista em problemas cardíacos, a médica Anushka Patchava aponta que um dos maiores riscos para esses problemas cardíacos é o tabagismo.

Fonte: Jornal Extra
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.