
Servidores Públicos, organizados pelo Fonasefe (Fórum Nacional de Entidades do Serviço Público Federal), entregaram na tarde de ontem (24), uma pauta de reivindicações no Ministério da Economia. A atividade fez parte do Dia Nacional de Luta contra a Reforma Administrativa.
Logo após a entrega da pauta, o Presidente do Sinfa-RJ entrou ao vivo nas redes sociais do Sindicato junto com Rogério Expedito, diretor da CondSef e coordenador do Fonasef para falar sobre a entrega da pauta.
Rogério falou sobre a importância da comunicação e da disputa da narrativa para avançar nas pautas dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público. O Presidente do Sinfa-RJ elogiou o trabalho de comunicação do Fonasefe:
“Essa capilarização das informações pra sociedade é muito importante. A gente começa a ser ouvido por umas campanhas muito boas feitas pelo Fonasefe.” – afirmou Luís Cláudio de Santana.
Expedito valorizou a articulação do Fonasefe com outras entidades, destacando a articulação com a Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público e explicou que a entrega do documento, em virtude do lockdown foi feito pela CondSef e que a pauta apresentada era quase a mesma do ano passado:
“A nossa pauta é a mesma pauta do ano passado, que é a mesma do ano retrasado, somente com pequenos ajustes. O grande ajuste que teve na pauta foi da nossa reposição salarial, cujas perdas somadas desde 2010 ultrapassam, hoje, 97%.” – afirmou o coordenador do Fonasefe.

Rogério também criticou o discurso de que os servidores públicos ganham salários elevados e evidenciou as perdas salariais da categoria na década.
A pauta foi entregue por protocolo virtual e também de forma presencial no Ministério da Economia.
“Agora a gente começa o processo de cobrar do governo. A gente, agora, começa duas campanhas, uma que é a de abrir negociação com o governo pela nossa pauta e a segunda é buscar o confronto com a PEC 32, que acaba com os serviços públicos e, consequentemente, com os servidores públicos.” – afirmou Expedito após a entrega da pauta.
Assista abaixo a íntegra da Live do Sinfa-RJ após a entrega da pauta.
Veja abaixo as pautas apresentadas pelo Fonasefe ao Ministério da Economia.