Doação de Sangue: Caxias faz mutirão no dia 13 de dezembro

Nesta terça-feira, 13, a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, em parceria com o Hemorio, realizará um mutirão de doação de sangue especial de Natal. A campanha será no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC) das 10h às 16h, no auditório, e está aberta a todos os voluntários aptos a doar. 

O Hemorio chegou a registrar a queda de bolsas de sangue, quase três mil bolsas a menos comparada ao mesmo período do ano passado. A doação é fundamental para garantir o suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde do estado do Rio e para manter os estoques regulares é necessário que 1,5% a 3% da população doe regularmente.

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e levar documento de identidade oficial com foto. Os jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e precisam apresentar o documento de identificação do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas é recomendado evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas nas 12 horas antecedentes.

Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos e nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doença de Chagas), mulheres grávidas ou lactantes e usuários de drogas não podem doar sangue. A prefeitura de Duque de Caxias alerta que pessoas infectadas pela Covid-19 só podem doar dez dias após o desaparecimento dos sintomas. Quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias da aplicação — ou 48 horas, em caso de Coronavac.

Em caso de dúvidas ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio ou entrar em contato no Disque Sangue pelo número 0800 282 0708. O atendimento é de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 7h às 17h. 

O Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC) fica localizado na Rodovia Washington Luiz 3.200, no Parque Beira Mar.

“A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que SALVA VIDAS”. 
Fonte: Agência Brasil e Jornal Extra
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.