Governador Cláudio Castro anuncia reposição de 5,9% para servidores ativos, inativos e pensionistas do Rio

Reposição salarial será aplicada em Fevereiro 

Nesta segunda-feira, 12, foi anunciado pelo governador do Rio, Cláudio Castro, a reposição salarial de 5,9% para cerca de 384 mil servidores ativos, inativos e pensionistas estaduais. A correção será aplicada nos salários de janeiro, pagos em fevereiro de 2023. 

De acordo com o governo do estado, o percentual corresponde à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) está acumulado entre dezembro de 2021 e novembro de 2022. Trata-se de uma reposição da inflação anual (sem aumento real).

“Toda vez que o Estado não faz a recomposição salarial, na prática há uma redução no salário do servidor, porque houve inflação em todos os itens. Essa recomposição é fundamental para manter o poder de compra dele. O servidor é muito importante para o governo e para a economia do Rio de Janeiro”, explicou o governador. 

A correção não está relacionada com a recomposição salarial maior, de 26,11%, que começou a ser paga neste ano (o percentual total acumulado de 6 de setembro de 2017 a 31 de dezembro de 2021) e será liberada em três parcelas: 13,05% pagos em 2022 (o equivalente a 50% do montante devido), restando 25% para quitação em 2023 e 25% para liberação em 2024.

Essa reposição mais antiga já estava autorizada pela Lei 9.436, publicada em 15 de outubro de 2021. Esse novo pagamento anual ainda deverá ser autorizado por meio de um segundo decreto do governador, como ocorreu no início de 2022, para a liberação da primeira parcela.

Fonte: O Globo
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.