Sinfa-RJ participa do “Dia do Basta”

O Sinfa-Rj participou, na última sexta-feira (10) do ato unificado do “Dia do Basta”. Dirigentes do Sindicato levaram para a atividade as bandeiras dos servidores públicos criticando a postura do governo federal que, além de não cumprir acordos, promove um verdadeiro desmonte do serviço público:

“O dia do basta foi importante para os servidores públicos. Dizemos um basta ao desmonte do serviço público no País, ao não-cumprimento dos acordos e ao investimento que não vem sendo feito. O serviço público no Brasil, nas três instâncias, está cada vez mais, pelos gestores, sendo excluído, sendo desqualificado. E os servidores, que lutam, que lidam diretamente com a população, não estão sendo valorizados e, consequentemente, toda população fica sem o atendimento necessário. Estamos vivendo um caos porque o governo federal instaurou um estado mínimo em nosso país. Estado mínimo que faz com que o serviço público esteja cada vez mais desvalorizado e, cuja principal vítima é o povo que precisa desse atendimento em saúde e educação.” – disse Arlene Carvalho, dirigente do Sinfa-RJ.

Por todo o estado do Rio de Janeiro, desde cedo, trabalhadoras e trabalhadoras promoveram atos para dizer um basta à atual situação do Brasil. O “Dia do Basta” foi organizado pela CTB e pelas demais centrais sindicais e movimentos sociais. A avaliação das entidades é a de que os atos foram grande sucesso de mobilização, comprovando a insatisfação popular com os governos Temer e Pezão.

Na capital, bancários fecharam as agências da principal avenida da cidade. Comerciários fizeram atos em frente às lojas C&A e Marisa e a educação pública fez um dia de paralisação. Em Angra dos Reis, o Sindicato dos Metalúrgicos comandou as atividades de luta. Na Região Serrana, destaque para os educadores de Petrópolis que decidiram pela manutenção da greve que mobiliza a categoria. Greve na educação também foi a tônica em Cachoeira do Macacu, onde os profissionais da área também mantiveram sua greve e foram protagonistas dos atos do Dia do Basta.

Na Praça XV, ao fim do dia, um ato político-cultural se dispôs a dialogar com a classe trabalhadora. Entre as atrações, apresentações musicais e teatrais se alternavam às falas dos dirigentes das entidades presentes na atividade que foi encerrada com cultura e luta.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.