A Marcha das Margaridas é considerada hoje o maior movimento por direitos da mulher do mundo e deverá reunir, nesta quinta edição, cerca de 70 mil pessoas. O SINFA-RJ confirma presença mais uma vez mostrando que as mulheres da Defesa também estão na luta pela igualdade de gênero.
Desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade são os eixos que norteiam o encontro deste ano. O empoderamento e o envolvimento das mulheres em todas estas questões são fundamentais para a construção de uma democracia plena, já que não pode haver democracia sem igualdade de gênero.
O nome nasceu da intenção de prestar homenagem à sindicalista Margarida Maria Alves, assassinada por latifundiários em 12 de agosto de 1983. Margarida foi presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. “Somos Todas Margaridas”, o lema da marcha, simboliza as mulheres guerreiras que enfrentam tudo e todos para tornar o mundo mais igualitário para as mulheres e para todos.
Confira a programação:
Terça-feira, 11/08:
14h – Conferência, Painéis Temáticos e Espaços Interativos
19h – Abertura oficial da 5ª Marcha das Margaridas no estádio Mané Garrincha
21h – Noite Cultural e Esportiva
Quarta-feira, 12/08:
07h às 12h – Concentração e Marcha pela Esplanada dos Ministérios
11h – Sessão solene em homenagem à Marcha das Margaridas no Plenário do Senado Federal
15h – Encontro da presidenta Dilma com as Margaridas – Estádio Mane Garrincha
Por Aviner Escobar