SINFA-RJ na Auditoria Cidadã da Dívida Pública

Rio de Janeiro – Na última terça-feira (23) o SINFA-RJ esteve  presente na reunião do Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida Pública, realizado na sede da OAB no Distrito Federal.

Representando os servidores da Defesa estavam a secretária-geral do SINFA-RJ Arlene de Carvalho e o diretor de política intersindical Sergio Amaro.

Em Brasília, a reunião teve como pauta principal a campanha #Derruba o Veto, que visa sensibilizar e pressionar deputados federais e senadores para que votem pela derrubada do veto presidencial imposto à auditoria da dívida pública com participação da sociedade civil, no Plano Plurianual 2016-2019.

A dívida pública é, de longe, o maior gasto do governo, consumindo quase R$ 1 trilhão por ano do orçamento público, sendo metade apenas para pagamento de juros. Outro dado alarmante é que A dívida pública representa quase 50% do orçamento federal, enquanto educação e saúde recebem menos de 4% cada.

Em decisão recente o Tribunal de Contas da União elencou dezenas de irregularidades na dívida pública e recomendou auditoria.

A auditoria da dívida já deu certo no Equador, que conseguiu anular 70% da dívida externa, liberando recursos para investimentos e desenvolvimento socioeconômico.

Após a  reunião os representantes do SINFA-RJ e demais entidades seguiram para uma vista à Câmara dos Deputados, afim de reforçar a campanha e buscar apoio dos parlamentares.

Por Aviner Escobar

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário