Simone Tebet critica iniciativa de reforma tributária para esvaziar pacto federativo no Congresso

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) acredita que o governo não deve propor uma discussão de reforma tributária como uma maneira de impor a sua vontade ao Congresso Nacional.

Ela lembrou que o Poder Legislativo criou uma comissão para propor regras de um novo pacto federativo, especialmente no que toca à distribuição do dinheiro arrecadado entre a União, os Estados e os Municípios.

Mas segundo reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, no último fim-de-semana, o governo discute o assunto para desarmar eventual pauta legislativa, relatou a senadora.

Simone Tebet afirmou que a pauta do Congresso Nacional não é contrária ao governo, mas a favor dos estados e municípios, cujos governadores e prefeitos vêm a Brasília, anualmente, atrás de dinheiro para concluir obras e entregar serviços essenciais à população.

Para a senadora, o que o país fez, nos últimos anos, foi retalhar o sistema tributário, prejudicando os estados e municípios que, cada vez mais, acumulam obrigações sem receber dinheiro suficiente para cumpri-las.

E quem mais sofre com isso, lembrou ela, é a população, cada vez mais carente de serviços públicos adequados nas áreas de saúde, educação e segurança, por exemplo.

— Na constituição de 1988, 80% da arrecadação, excluindo a questão previdenciária, eram de impostos, que eram e são divididos com estados e municípios. hoje, não soma-se 45%. Isto, porque os outros 55% são de contribuições, que não fazem parte do bolo tributário na hora da divisão com estados e municípios. E aí a conta não fecha: aumenta-se responsabilidade dos estados e municípios e tira-se de outro lado os recursos para que eles possam realizar os serviços mais essenciais, do tapa-buraco, do saneamento, da reforma da escola, do remédio no posto de saúde.

Fonte: Agência Senado

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.