Servidores poderão obter extratos de consignação no Sigepe

No portal, será possível também simular empréstimos

 

A partir de hoje (8), a Secretaria de Gestão Pública (Segep) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) passa a oferecer aos servidores, aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal a utilização do Portal de Serviços do Servidor para obter extratos das operações de crédito consignado e simular empréstimos. As funcionalidades foram desenvolvidas dentro do Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe).

 

O Sigepe é o sistema para o qual estão sendo migrados os conteúdos do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), responsável pelo processamento da folha de pagamento dos servidores. Os novos serviços online dão continuidade à implementação de melhorias sistêmicas com ações preventivas e de investimento em transparência e segurança no tratamento dos dados de pessoal.

 

Extrato de Consignações

 

De forma online e detalhada, o servidor, aposentado e pensionista pode consultar as consignações facultativas que impactam na variação da margem consignável em seu contracheque. As consultas podem ser feitas nas modalidades de Extrato ou Resumo de Consignações.

 

O extrato contém o resultado das consignações efetivamente comandadas para desconto no contracheque do mês/ano de referência consultado. Já o resumo apresenta um consolidado online das consignações vigentes em que constam informações detalhadas da real situação da margem consignável (limites Utilizado e Disponível), além de informações sobre descontos não efetivados no contracheque e o motivo da negativa do desconto.

 

Simulador de Empréstimos

 

As empresas consignatárias conveniadas com o MP informam mensalmente pelo sistema Sigepe as taxas máximas de juros e os encargos inerentes às operações que serão praticadas na concessão de empréstimo pessoal no mês subsequente.

 

Essa fonte de informação passa a ser aproveitada no módulo Simulador de Empréstimo, disponível no Portal de Serviços do Servidor. Trata-se de uma opção simples de consulta para comparar taxas de juros praticadas, sem considerar outras variáveis tais como carência mensal e cálculo proporcional a partir de uma data determinada.

 

O novo serviço visa apenas auxiliar o servidor, aposentado e pensionista, já que a relação entre a consignatária (instituição financeira) e o consignado (servidor) é privada e a administração não intercede nesse relacionamento; somente viabiliza os descontos autorizados em folha de pagamento.

 

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.