Servidores do Banco Central entram em greve por reajuste salarial e reestruturação de carreira

Servidores do Banco Central deflagraram greve por tempo indeterminado nesta sexta-feira, como reação à demora do governo federal em aplicar o reajuste salarial à categoria. Segundo o sindicato dos servidores do BC (Sinal), a expectativa é que pelo menos 70% do quadro do banco faça coro à greve.

O presidente do Sinal, Fabio Faiad, afirmou que a sexta-feira começou com adesão de 60% a 70% à greve, equivalente a cerca de 2.100 a 2.450 servidores da ativa. E mesmo a possibilidade de reajuste linear de 5% a todo o funcionalismo federal, como o EXTRA mostrou na quarta-feira, não seria aceita. Faiad estima que, em pouco mais de três anos, as perdas inflacionária somam 27%, bem acima do estudado pelo governo.

— Temos pouco mais de 3 anos sem reajuste e o Banco Central, mesmo na pandemia, fez o Pix e manteve a instituição funcionando no padrão e na produtividade de órgão de excelência que somos — explica Faiad.

Nesta quinta-feira, o sindicato confirmou que 700 servidores comissionados do BC, equivalente a cerca de 70% do total de comissionados, entregaram os cargos em protesto à falta de reajuste.

A deflagracao da greve pode afetar o funcionamento do Pix, fiscalizado pelo Banco Central, e atrasar a divulgação de indicadores financeiros e do boletim Focus, publicado todas as segundas-feiras com atualizações com as novas projeções do mercado para a economia.

Fonte:
Servidor Público e Serviço Público no Extra Online | Notícias do Jornal (globo.com)

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Participe da discussão

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Bom dia senhor presidente do sinfa vcs estão vendo que o GILMAR MENDES quer dar os 5% esse é o que eles estão devendo que foi cancelado por eles e que voltar com 5% com esse deveriam ser 10% espero que SR presidente não aceita vcs estão vendo que o BC eles ganham 17 mil ou mais e querem mais esse 5% deveriam ser pra eles que já ganham muito que os funcionários federal não podemos aceita esse valor que menos que perdemos o que vcs estão pedindo ainda é pouco é melhor do que 5% só espero que todos os sindicato resolva logo antes das eleições já perdemos 2 anos e tudo subindo presidente mandou aumentar os remédios como o povo vão poder comprar eles tiveram 2 aumentos no ano passados de 35% e no meio do ano mais 75% pra eles tem da onde tirar o nosso não poder porque eles vão ter que tirar o que eles estão guardando para eleição se perde vão ganhar muito mais ,espero que todos os presidente tome o mais rápido as providência soubre nosso direito que foi dado como adquirido por lei é que eles não tem e que derrubar o nosso e esse PAULO GUEDES e TEM MAIS SOUBRE O QUE ELE CHAMOU OS FUNCIONÁRIOS DE PARASITAS onde esta o processo não deixa em esquecimento colocar essa coisa na justiça ele faz o que bem quer e não fazem nada

  2. ele o PAULO GUEDES afirmou que nois não ir ter aumento isso no ano passado e eles tiveram um aumento de 75% vcs deve se lembrar e porque que nois não tivemos esse aumento no ano passado sabem porque os sindicato não falaram nada ficaram quieto com medo do PAULO GUEDES eu estou achando que isso não vai dar em nada só vou acreditar quando acontecer, vou ficar batendo na mesma tecla que até hoje não vi falar de processo contra essa pessoa que chamou os funcionários de (PARASITAS) onde esta o processo que ficaram calados não vi nenhum movimento de processos as x me da vontade de sair desses sindicato tem mais uma do ex presidente FERNADO HENRIQUE que chamou os (APOSENTADO DE VAGABUNDO) e ele oque é agora nenhum sindicato tomou nenhumas providência soubre o caso desse agora VAGABUNDO