Relatório do Dieese aponta avanços nas campanhas salariais de 2014

O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) lançou nesta quinta-feira (19) um balanço das negociações salariais entre categorias e empresas ao longo de 2014. O documento Balanço das Negociações e Reajustes Salariais de 2014 revela um cenário positivo e de ganhos para os trabalhadores de todo o país – no ano passado 97,6% destas negociações resultaram em aumentos reais no salário, levando-se em conta os índices do INPC-IBGE. Além disso, o percentual dos que não obtiveram nenhum reajuste segue em queda. De 6% em 2008, caiu para 2,6% em 2014.

O relatório do Dieese retrata um cenário positivo paras as centrais sindicais, realidade que vem de encontro aos seus objetivos de agregar direitos e garantias aos trabalhadores brasileiros incentivando uma cultura de negociação e mobilização permanente focando em melhorias. Na visão da CTB, o balanço funciona como uma ferramenta estratégica tanto para conhecer o histórico das campanhas passadas quanto para realizar uma projeção para o ano em curso.

De acordo com o executivo da CTB Eduardo Navarro, o relatório reforça que o movimento sindical está cumprindo seu papel na sociedade. “O balanço do Dieese reflete positivamente a luta travada na última década pela valorização do trabalho neste país. E também nos impulsiona a desenvolver com o mesmo afinco as campanhas salariais de 2015, neste momento em que a crise internacional também reflete na economia brasileira”, diz ele.

Entre os três setores econômicos analisados, o comércio obteve os melhores resultados em 2014, tanto no que se refere ao percentual de negociações com aumentos reais (98,2%), como à média de aumento real (1,47%). Nos três setores houve melhoras em relação ao ano anterior, o que é um dado positivo já que 2014 foi um período em que a economia demonstrou baixo crescimento com alta de inflação.

O relatório do Dieese destaca que o cenário era considerado por muitos analistas desfavorável para a negociação coletiva, na medida em que estimularia o empresariado a ser mais resistente diante das demandas dos trabalhadores. No entanto, os fatos desmentiram este prognóstico e o que se verificou foi que as negociações tiveram alta no número de aumentos reais, superando as conquistas de 2013 e dando sequência a uma longa série de resultados positivos para a classe trabalhadora.

Uma das explicações para isto, segundo o documento do Dieese, é o ambiente institucional positivo e estável que favoreceu efetivamente às relações sindicais, trabalhistas e empresariais a levarem a bons termos suas convenções coletivas por acordos salariais.

Fonte: CTB

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

0 resposta em “Relatório do Dieese aponta avanços nas campanhas salariais de 2014”