Planejamento propõe a Temer adiar reajuste de servidores para 2020

Alegando não possuir recursos financeiros para fechar as contas do país, o presidente Michel Temer admitiu adiar, de 2019 para 2020, o reajuste dos servidores públicos conforme proposta apresentada ontem (8) pelo Ministro do Planejamento, Esteves Colnago. O presidente, no entanto, rejeitou por completo a ideia de adiar o aumento aos militares.

O debate sobre adiar o aumento dos servidores acontece no momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) inclui na proposta de orçamento para 2019 um aumento de 16,38%, o que elevaria o teto do funcionalismo público para cerca de R$ 40 mil e traria um impacto de R$ 3 bilhões nas contas públicas.

Segundo fontes ligadas aos principais veículos da imprensa, o Presidente vai analisar todos os pontos da proposta feita pelo planejamento. A correção dos salários dos servidores foi acertada ainda durante o governo de Dilma Rousseff e mantida por Temer, que encaminhou os projetos posteriormente aprovados pelo Congresso. O aumento foi dividido em quatro parcelas. A última delas, prevista para o próximo ano. Ano passado, o presidente já tentou adiar a parcela do acordo, mas uma liminar do ministro Levandowski impediu o adiamento.

Caso Temer aceite a proposta de adiamento dos reajustes, o projeto de Orçamento que 2019, que será encaminhado até 31 de agosto ao Congresso, não vai prever a atualização dos salários do funcionalismo.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.