Mudança no abono salarial ameaça votação do ajuste no Senado

Por Marcel Frota

Senadores ligados à base governista exigem compromisso do Planalto a respeito da manutenção das regras para votar primeira medida provisória de contenção

O Planalto terá de negociar as alterações no Abono Salarial previstos na Medida Provisória 665/14 se quiser ver o texto aprovado no Senado. Além de mudanças no abono, o texto também altera regras do Seguro Desemprego e do seguro-defeso, pago a pescadores na época da reprodução dos peixes. O grupo quer do governo o compromisso de que, uma vez aprovado o texto, a presidente Dilma Rousseff vete o artigo 9ª constante no artigo 1º da MP 665/14, justamente o que muda o Abono Salarial.

Além dos petistas que já declararam que votarão contra a matéria, Paulo Paim (RS) e Lindbergh Farias (RJ), outro senador do PT, Walter Pinheiro (BA) subscreveu um requerimento pedindo a votação do artigo que trata do abono de forma destacada, ou seja, separada do restante do texto. A votação do artigo em destaque aumenta a possibilidade de que o trecho seja derrubado no Plenário. A esse grupo se juntou outro parlamentar da base, Otto Alencar (PSD-BA).

Se não bastasse esse grupo, o PMDB também deverá tensionar na mesma direção. Ou o governo se compromete a vetar o artigo inteiro ou não poderá não ter acordo para votação. Na semana passada houve um movimento do Planalto no sentido de vetar parte do artigo, aquele que prevê carência de 90 dias de atividade remunerada no ano-base para o pagamento do benefício. Mas o 2º parágrafo desse artigo fala em pagamento na proporção 1/12 avos do valor do salário mínimo vigente. É isso que alguns petistas querem fora do texto.

Na prática é manter as regras atuais do Abono Salarial. A estratégia é considerada a única viável, uma vez que qualquer alteração no texto da MP 665/14 provocaria nova apreciação na Câmara. Essa possibilidade é inviável em função do prazo de validade da medida, que expira no final deste mês.

“O governo já fez todos os acordos possíveis e imagináveis. Os relatores das Medidas Provisórias já modificaram bastante, retiraram qualquer coisa que pudesse ser interpretada como inconstitucional ou algo que pudesse gerar prejuízo aos trabalhadores”, disse o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE). “Creio que o limite do governo já foi estabelecido”, acrescentou ele.

Fonte: Último Segundo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.