Ministra diz que desafio é aumentar representatividade dos negros no poder

Por Yara Aquino

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino, disse hoje (14), ao participar de debate em comissão geral, na Câmara dos Deputados, que o desafio mais importante, para o governo e para a sociedade brasileira, é aprovar políticas de superação da mortalidade da juventude negra e elevar a representatividade dos negros nas diversas esferas de poder.

Segundo a ministra, para superar os desafios, o êxito depende de parcerias com os movimentos sociais, com o Legislativo e com os demais ministérios. Ela acrescentou que as parcerias permitirão que a diversidade da população negra “seja representada nos mais diversos setores da sociedade”.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) se manifestou sobre os temas citados por Nilma. Segundo ele, a representatividade da juventude negra é essencial “para que o Brasil garanta direitos humanos e a vida da nossa juventude”. “Considero que o que se faz hoje no Brasil é um verdadeiro genocídio contra nossa juventude. Precisamos implementar políticas públicas que impeçam essa violação”, acrescentou.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) defendeu a necessidade de contemplar a diversidade brasileira na tomada de decisões no país. “Esse plenário [da Câmara] é desigual e está distanciado do rosto real da nação brasileira. Temos um plenário e um poder que são brancos, [do sexo] masculino e ligados a uma classe social e, do lado de fora, nas periferias urbanas, temos os negros e negras”.

Durante sua exposição na comissão geral, a ministra Nilma Lino apresentou as proposições que considera prioritárias na agenda legislativa da Câmara dos Deputados. Entre elas está o Projeto de Lei 7103/2014, que propõe a inclusão do quesito cor ou raça nos prontuários, registros e cadastramentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Outro item é a rejeição à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000, que transfere ao Congresso Nacional a competência para demarcação de terras indígenas, quilombolas e unidades de conservação.

A ministra também apaia o Projeto de Lei 932/2015, que estabelece cota para representação de afrodescendentes na publicidade governamental.

Fonte: Agência Brasil

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.