Rio de Janeiro – Na ultima quinta feira (16), o Sinfa-RJ esteve em Santa Cruz para mais um encontro com os filiados, para discutir as seguintes pautas: negociações salariais, as votações no Congresso e a atualização do cadastro funcional dos servidores. Além dos presentes tirarem suas duvidas, e se atualizarem com os informes apresentados pelos diretores, eles também receberam atendimento jurídico e puderam fazer a declaração de imposto de renda.
Dando inicio a reunião, a secretária geral Arlene carvalho levantou a questão da aprovação da PL 4033, o projeto de lei que regulamenta a terceirização das atividades laborais. Arlene levou os filiados a refletirem sobre as consequências que esta PL pode trazer para a vida dos servidores públicos. “Não pense vocês que a terceirazação não nos afeta, esta PL reduz os concursos públicos e isso com certeza irá refletir em nossos filhos, netos. Em fim, o momento é preocupante”.
Ao ouvir isso, dona Celia Maria, uma das filiadas presentes, confessou que sua filha mais velha trabalha na Clinica da Família de Santa Cruz e sonha em fazer concurso publico. “Não imaginava que isso afetaria tanta gente”, dona Celia.
Dando sequencia o diretor intersindical, Sergio Amaro reforçou a importância dos servidores estarem atentos ao que é debatido e votado no Congresso, porque pode mudar a vida de todos.
Antes de encerrar a reunião, o presidente do Sinfa-RJ, Luís Cláudio de Santana alertou os presentes da importância em manter seus dados funcionais sempre atualizados. “A vice-presidente tem recebido no sindicato muitas pensionistas que enfrentam problemas com suas remunerações por conta do servidor não ter mantido seu cadastro correto no serviço de pessoal do Planejamento”, destacou.
O presidente também fez questão de lembrar os filiados que os golpes direcionados aos servidores ainda estão acontecendo com frequência. “Fiquem atentos e não paguem nada para receber supostas ações”. Ao ouvir o alerta, a filiada Thereza Cristina, presente no encontro, mostrou uma carta que havia recebido ha pouco tempo com todas as característica do golpe citado pelo presidente.
Além da reunião com os diretores, os filiados também puderam ser atendidos pelos advogados e funcionários do sindicato, para obterem informações atualizadas sobre seus processos e também darem entrada com novas ações.
Por Gabriela Souza
Fotos: Anderson Oliveira