Sinfa-RJ entra com mandado de segurança em defesa da insalubridade e outros direitos

O Sinfa-RJ ingressou na justiça em busca de um mandado de segurança para proteger servidores contra possível suspensão de benefícios como insalubridade, periculosidade, e irradiação ionizante ou raio-x. O mandado surge em virtude de manifestações do Ministério do Planejamento no final de 2018 apontando para suspensão de pagamento dos benefícios a partir de fevereiro em caso de não elaboração de novos laudos.

Na ação, o Sinfa-RJ argumenta que a suspensão do pagamento só poderia ocorrer, de acordo com a orientação normativa nº 04/2017, através da instalação de “procedimento administrativo, observando o contraditório e a ampla defesa”. Na ação, o Sindicato questiona o fato de que os servidores e servidoras foram apenas notificados da possibilidade de deixar de receber o benefício pela ausência de Laudo.

O Sinfa-RJ lembra também que a maioria dos órgãos não possui equipes para realizar novos laudos e defende que “nenhum órgão de administração pública pode suprimir vantagem anteriormente concedida a servidor público sem que haja previamente a instalação de um processo administrativo”. Desse modo, o Sindicato pede a suspensão do ato promovido pelo poder público e o pagamento de valores que possam ter sido suspensos pelo mesmo.

“O ato possui o fim exclusivo de fazer justiça aos servidores e servidoras, que a anos estão expostos as mesmas substâncias químicas, físicas e/ou biológicas, não podendo tais substituídos ficarem à mercê da morosidade da administração pública.” – diz o mandado impetrado pelo Sindicato.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.