IR 2024: servidores federais aposentados, pensionistas e anistiados civis já podem consultar informe de rendimentos

Por Jornal Extra

Servidores federais aposentados, pensionistas e anistiados civis já podem consultar o comprovante de rendimentos para declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) pelo portal SouGov.br.

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), não é necessário se dirigir à unidade de gestão de pessoas para solicitar o documento referente a 2023. Tudo pode ser feito de forma on-line.

Siga o passo a passo para obter o informe:

1º) Acesse o SouGov.br (aplicativo ou versão web). Na tela inicial, em “Autoatendimento”, selecione a opção “Rendimentos IRPF”:

2º) Ao acessar “Comprovantes de Rendimentos (IRPF)”, será apresentado o último comprovante disponível. Em “Comprovantes de Rendimentos” será apresentada a informação do seu vínculo e o respectivo ícone para a realização do download do documento:

Caso deseje visualizar os comprovantes de rendimentos (IPRF) dos anos anteriores, clique no campo do “Ano” para escolher o ano desejado:

Se o interessado tiver mais de um vínculo, a relação de todos eles será exibida. Se prefirir, selecione o ícone ao lado de “Todos os Comprovantes” para que seja baixado os comprovantes de todos os vínculos em um único arquivo:

Também já estará disponível o “Comprovante referente às Diárias e Ajudas de Custo” eventualmente recebidas. Para realizar o download, basta clicar no respectivo ícone.

3º) Para enviar o comprovante de rendimentos para o WhatsApp ou o e-mail, clique nos três pontinhos no alto à direita, depois em “Enviar arquivo” e escolha a opção desejada:

Na versão web do portal SouGov.br, também é possível imprimir o comprovante. Acesse https://sougov.economia.gov.br/sougov/ e siga as instruções acima.

Dúvidas

Em casos de dúvidas dobre o comprovante de rendimentos, entre em contato com sua unidade de gestão de pessoas.

Caso não saiba qual é sua unidade, clique nas linhas ao lado do nome SouGov.br e depois em “Localizar Unidade de Gestão de Pessoas”.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.