Encontro de Comunicação da CTB-RJ aponta desafios do movimento sindical

RJ – A CTB Rio de Janeiro realizou, nos últimos dias 29 e 30 de junho, seu primeiro Encontro Estadual de Comunicação. A atividade marcou o lançamento do novo portal da CTB RJ e reuniu diversas lideranças do movimento sindical e profissionais da área da comunicação. Sediado no Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, o encontro debateu temas de relevância para o movimento sindical e para as lutas por uma comunicação mais democrática no nosso país.

 

A abertura do encontro reuniu a coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações (FNDC), Renata Mielli, e um dos coordenadores da Frente pela Livre Expressão do Rio de Janeiro (FALE RIO), Orlando Guilhon. A dupla fez um debate sobre o papel dos sindicatos e das centrais sindicais na luta por uma comunicação democrática e pela importância da neutralidade de rede. A dirigente do FNDC valorizou a realização da atividade:

 

“Queria parabenizar a CTB pela iniciativa. Nós estimulamos que os sindicatos e outras entidades do movimento social realizem debates específicos sobre a comunicação, que é um tema fundamental e pouco discutido. E que, quando é discutido, é feito pela maneira instrumental de como melhorar o site, como melhorar a comunicação. E aqui, não. Aqui se debateu o tema de forma política, para discutir a comunicação como um tema estratégico para conquista da democracia, para enfrentamento ao golpe e à retirada dos direitos. Foi um debate fundamental, com uma participação qualificada de todos em um excelente encontro.” – afirmou Renata.

 

Na parte da tarde, Altamiro Borges, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, e a professora Tatiana Lima, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), fizeram uma exposição com o tema “A comunicação sindical e as mídias não-hegemônicas na linha de frente da batalha contra o capital”. Com uma profunda análise da situação atual do movimento sindical e da comunicação popular, a dupla lembrou da necessidade do investimento em comunicação e da importância de se trabalhar em rede para se enfrentar a realidade do movimento sindical após os duros ataques ao seu financiamento feitas pelo governo de Michel Temer e pelo poder judiciário. Altamiro Borges frisou a importância da luta de ideias nesse momento de crise e ataques aos trabalhadores:

 

“Nesta crise, é preciso intensificar a luta das ideias, o que significa investir mais em comunicação e melhorar a linguagem” – defendeu Altamiro Borges.

 

Após o debate, coube a Pedro Rocha, da Sensemidia e do gabinete da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), ministrar uma oficina de transmissão ao vivo que teve como objetivo qualificar dirigentes e profissionais da comunicação sindical nessa ferramenta que é uma das formas mais importantes da comunicação dos movimentos sociais para combater a narrativa da mídia hegemônica. No fim da tarde, a CTB Rio de Janeiro apresentou seu novo portal, www.ctbrj.org.br. O Presidente da CTB-RJ, Paulo Sérgio Farias, valorizou a atividade ao fim do primeiro dia, sinalizando que ela foi fundamental para a base social e sindical da CTB Rio de Janeiro:

 

“O Encontro de Comunicação da CTB esse fim de semana foi um importante passo para o avanço na democratização da comunicação no nosso país. O movimento sindical e social do nosso Estado passa a contar com uma grande ferramenta. Para a base social e sindical da CTB se torna mais ainda importante por conta da difusão das lutas das categorias a ela filiada e que até agora não tinham esse espaço. Em nome da nossa direção, agradeço a todos e todas que participaram desse evento que sem dúvida abrilhantaram nosso encontro. Na CTB a luta é pra valer.” – avaliou Paulo Sérgio.

 

No sábado o encontro contou com um painel chamado “Forma e Conteúdo: as diferentes faces da comunicação”. O painel tinha como objetivo apresentar e debater as diferentes facetas e diferentes profissionais que compõem a comunicação social. Compuseram a mesa Adil Lepri, que fez parte da equipe do documentário Entre Greves, que contou a história centenária do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro; Rosa Leal, ex-assessora de imprensa do Sindicato dos Eletricitários e Luiz Henrique, membro da equipe do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro que fez uma apresentação sobre o trabalho em mídias sociais.

 

Em consenso, o painel expôs a necessidade do trabalho em equipe, dos sindicatos manterem suas equipes de comunicação mesmo com dificuldade e que um profissional sozinho não é capaz de garantir uma comunicação sindical de qualidade antenada às novas tecnologias. A necessidade de formação e qualificação permanente de dirigente e profissionais da área também foi manifestada a todo o momento no encontro que acabou por cumprir seu objetivo de debater com profissionais e dirigente sindicais a qualificação da comunicação sindical como forma de avançar nas lutas da classe trabalhadora. O Presidente do Sindicato dos Servidores Civis no Ministério da Defesa – Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica (SINFA-RJ) e Secretário de Comunicação e Imprensa da CTB RJ, Luís Cláudio de Santana, fez uma avaliação geral do encontro ao final da atividade:

 

“O Encontro Estadual de Comunicação da CTB Rio de Janeiro foi um marco importante para nossa Central. Ele representou nosso anseio por uma comunicação pujante, em rede, que apresente uma linguagem inovadora, adequada aos novos tempos, e busque sempre ampliar a capacidade de filiação de trabalhadores nas nossas entidades. A comunicação da CTB RJ acredita no potencial estratégico da comunicação para que o movimento sindical supere as dificuldades e consiga manter sua força na defesa dos interesses da classe trabalhadora e esse encontro foi fundamental para que possamos dar o primeiro passo. Agora é a hora de investirmos mais ainda na formação, na comunicação e na busca de uma aproximação cada vez maior dos sindicatos com suas bases.” – disse Luís Cláudio.

 

Como desdobramento do encontro, no futuro próximo a CTB RJ irá reunir seu coletivo de comunicação e imprensa para debater um calendário de formação para os agentes da comunicação classista e formas de atuação para a imprensa sindical no Rio de Janeiro.

Confira as fotos do Encontro Estadual de Comunicação da CTB RJ no nosso Flickr, acesse o link: http://bit.ly/picsECCTB

Fonte: CTB-RJ

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.