Em clima de festa, Praça Quinze sedia festival contra redução da maioridade penal

Grupo Amanhecer Contra a Redução reuniu artistas como Pedro Luís, Teresa Cristina e DreamTeam do Passinho

POR CAROLINA CALLEGARI

RIO — A rotina na Praça Quinze, no Centro, foi quebrada por diversas intervenções culturais neste domingo. Embora o clima descontraído possa remeter a um carnaval fora de época, a reunião de diferentes grupos faz parte do Festival Amanhecer, que é contra a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos e é organizado pelo grupo Amanhecer Contra a Redução. Apostando na cultura como forma de combate à violência, o evento teve apoio de artistas como Chico Buarque e Chico César. Atrações como Pedro Luis (do Monobloco), Teresa Cristina e DreamTeam do Passinho estão na programação, que deve chegar a 12 horas de duração.

— Temos dois palcos funcionando, um deles com DJ, e um espaço com sistema de som. Ao mesmo tempo que um coral estava se apresentando, tinha pop e batucada. A Praça Quinze é um lugar simbólico, por ter a Assembleia Legislativa, e central, ao mesmo tempo, pelo acesso às barcas. Queríamos um ponto que pudesse tornar o festival acessível a várias pessoas da cidade — conta a estudante de Ciências Sociais da UFRJ Daniela Orofino, de 22 anos, uma das organizadoras do evento, que também contou com atividades voltadas para crianças.

O Amanhecer Contra a Redução teve início há cerca de 2 meses, quando, na madrugada de 28 de abril, foi realizada a primeira ação do grupo. Na ocasião, praças de todos os estados do país foram tomadas por intervenções artísticas.

— Logo depois que a proposta de redução da maioridade penal foi aprovada pela Comissão da Câmara, o Amanhecer começou com um grupo de amigos e foi crescendo, com grêmios de escolas. Uma galera menor de 18 anos é bem participativa. O festival é para dar um gás na mobilização, trazer mais pessoas.

O grupo arrecadou a verba para realizar o festival por meio de “crowdfunding” (financiamento coletivo). A meta era de R$ 20 mil, mas o valor foi superado, chegando perto dos R$ 23 mil.

Fonte: O Globo

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.