Direção nacional da CTB e estaduais realizam em setembro encontro do 2º Conselho Nacional

Por Nathália Rangel

De 29 de setembro a 1º de outubro deste ano acontecerá em São Paulo o 2º Conselho Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, encontro bienal que será norteado por diretrizes propostas no documentoDesenvolvimento com democracia e valorização do trabalho.

Na ocasião, a direção nacional e delegados eleitos nos conselhos estaduais da CTB se reunirão na capital federal para discutir questões que norteiam os interesses e necessidades dos trabalhadores de cada unidade federativa, contribuindo para o debate nacional.

Para o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, o Conselho se faz ainda mais necessário, neste momento, em que o cerco imposto pela grave crise mundial gera desemprego, cerceamento de liberdades, ataques às organizações sindicais, corte de benefícios e supressão de direitos.

“O Conselho fomenta a atualização política e a programação da agenda de lutas. Ajuda a oxigenar a militância, resgatar princípios de unidade da classe trabalhadora e potencializa o fortalecimento da Central, que vem se materializando nos números crescentes registrados na aferição sindical”, diz Araújo.

Para que este importante encontro resulte em estratégias e ações pontuais de alcance nacional, a CTB convoca os estados a realizarem os seus conselhos estaduais. “Os conselhos são o instrumento de fortalecimento e organização dos estados. Servem para promover um trabalho intersindical forte e unificado e uma maior organicidade em nossos sindicatos”, diz o secretário geral da CTB, Wagner Gomes.

Confira os estados que já agendaram o seu conselho regional: Espírito Santo 31/7, Maranhão 18/7, Minas Gerais 17/7, Pará 3/7, Pernambuco 25/7, Paraíba 25/7, Sergipe 27/7, São Paulo 15/7 e Tocantins 28/7.

70 anos da FSM

Paralelamente ao Conselho Nacional, realiza-se em São Paulo um simpósio internacional em homenagem aos 70 anos da Federação Sindical Mundial (FSM). Será nos dias 1, 2 e 3 de outubro e contará com centenas de sindicalistas de todo o mundo, entre eles o secretário-geral da FSM, George Mavrikos.

O evento terá uma vasta programação com debates, atos e atividades culturais. O Dia Internacional da Ação da FSM, celebrado no dia de sua fundação (3 de outubro) será celebrado no Memorial da América Latina com um “Ato Anti-imperialista” que contará com a presença de líderes internacionais que lutam pela soberania dos países e povos.

Acesse o documento “Democracia e Desenvolvimento com valorização do trabalho” na íntegra, o Regimento Interno e baixe imagem do logotipo do Conselho Nacional da CTB.

Fonte: CTB

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.