Parlamentares de diversas nações participam hoje e amanhã, no Congresso Nacional, de um ciclo de reuniões promovidas pelo Parlamento Latino-Americano (Parlatino). As reuniões terão a participação de integrantes das comissões de Assuntos Jurídicos; de Assuntos Políticos; e de Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Comunicação.
Segundo a assessoria do presidente do grupo brasileiro, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), cerca de 70 congressistas dos países-membros do Parlatino confirmaram presença no evento. Por meio de debates, os parlamentares esperam encontrar as soluções para os gargalos que atravancam o desenvolvimento socioeconômico dos países integrantes.
Fundado em 1964, o Parlatino é uma organização regional, permanente e unicameral, integrada pelos Parlamentos nacionais da América Latina. É uma instituição democrática, representativa de todas as tendências políticas existentes nos órgãos legislativos da região, cuja integração ele busca promover.
Integram o Parlamento Latino-Americano as Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Fonte: Câmara