O Boletim Estatístico de Pessoal poderá ser consultado, a partir de agora, em planilhas eletrônicas abertas. O documento é uma das fontes de consulta mais acessadas do Ministério Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). No Portal do Servidor, em 2014, a publicação obteve 15.314 visualizações. Neste ano, as visualizações já estão próximas de quatro mil no mesmo endereço.
A divulgação em formato aberto favorece o acesso às informações ao permitir cruzar dados e aprofundar análises. No início do mês, a Tabela de Remuneração dos Servidores Públicos Federais também foi divulgada em formato aberto.
Criado em 1996, o Boletim Estatístico de Pessoal apresenta os quantitativos sobre a força de trabalho dos órgãos e entidades integrantes do Poder Executivo Federal. Contém, ainda, os valores da despesa de pessoal da União e informações organizacionais.
Plano de Dados Abertos
A divulgação Boletim Estatístico de Pessoal nesse formato faz parte do Plano de Dados Abertos do MP. O objetivo do documento é organizar os processos de publicação de dados abertos no ministério e incentivar outras organizações públicas a adotarem a iniciativa, resultando na disseminação de dados e informações para a sociedade.
Fonte: Ministério Planejamento, Orçamento e Gestão