União: mais de 90 mil servidores podem se aposentar nos próximos anos

Dos 564.848 servidores federais ativos atualmente, 91.849 deverão se aposentar nos próximos anos, segundo o 1º Boletim da Administração Direta, Autárquica e Fundacional, divulgado nesta quinta-feira (dia 6), pelo Ministério da Economia. O número corresponde a mais de 16% do funcionalismo da União. Apenas este ano, 20.114 atingirão as condições para se aposentar.

“Estamos atentos a essa tendência e, acompanhando os dados, estamos construindo políticas de otimização da força de trabalho, transformação digital, eficiência de sistemas, processos e estruturas, que buscam atender com mais qualidade as demandas da sociedade e observar o nosso desafio fiscal”, explicou o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel.

O boletim mostrou ainda que mais de 93% dos cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS) e das funções comissionadas do Executivo federal são ocupados por servidores concursados. Isto significa que, do total de 84.470 cargos e funções comissionadas ocupadas até junho de 2020, apenas 5.517 foram destinadas para servidores não efetivos.

Fonte: Extra


Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.