Sinfa-RJ: 31 anos de lutas e conquistas!

SINFA RJ » Destaques » Política, Economia e Sociedade

Hoje, 18 de setembro, nossa entidade completa 31 anos de lutas, vitórias e conquistas para os Servidores Civis do Ministério da Defesa – Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica. São 31 anos em que lutamos, todos os dias, para construir uma vida melhor para os servidores e servidoras civis e, sabemos, ainda temos muito para lutar e conquistar.

Nossa história começa no ano de 1989, quando servidores e servidoras, na luta para garantir seus direitos trabalhistas, fundaram uma entidade para os representar: o Sinfa-RJ, hoje designado Sindicato dos Servidores Civis do Ministério da Defesa.

Entidade que, mesmo nascendo sob as liberdades da Constituição Federal promulgada em 1988, enfrentou um cenário de perseguições, injustiças e assédio moral, nos quartéis. E que, sendo de luta, nasceu das lutas. Nasceu da repercussão da grande greve dos civis da Marinha de 1985 com servidores desse comando se unindo a outros corajosos servidores da Aeronáutica e do Exército.

Desde sua fundação, o Sinfa-RJ jamais fugiu das lutas. Lutou contra os graves reflexos da crise econômica durante o governo Collor, participando de acampamentos na Praça da Candelária, vigílias e passeatas que percorriam a avenida Rio Branco até a Cinelândia. Nessa época, junto com outros servidores, os civis da Defesa também participaram da greve nacional do serviço público que durou 49 dias. Uma atividade que já era resultado da parceria entre Sinfa-RJ e Condsef – Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal. Mas as mobilizações não pararam na greve, pelo contrário, a cada ano que passava mais protestos e atos públicos eram organizados para denunciar as péssimas condições de salário e trabalho nas unidades militares.

Durante os governos FHC e Lula, o sindicato seguiu firme em sua trajetória de lutas, organizando caravanas e acampamentos em Brasília que garantiram aos servidores de todo o Ministério da Defesa a reestruturação das tabelas remuneratórias, com a valorização dos seus proventos básicos; a conquista de gratificações por qualificações; reajustes anuais e a participação efetiva em todo o processo de negociação salarial das mesas setoriais do governo.

Nos governos Dilma e Temer, a luta do Sinfa-RJ seguiu firme, com caravanas onde as pautas dos servidores públicos do Ministério da Defesa seguem sendo pautadas! Hoje, temos na luta pela valorização dos servidores do PGPE como uma luta prioritária! Uma luta que se iniciou em 2006 e que não terá fim até que o governo implemente as reivindicações do PGPE por condições dignas de trabalho e salário justos para todos.

Em nome dessa pauta, ano passado, ocupamos a cidade de Brasília com uma grande caravana onde nos reunimos com a defesa para pautar esse e outros temas que influenciam diretamente a vida dos servidores e das servidoras civis do Ministério da Defesa – Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica.

Agora, aos 31 anos, o Sinfa-RJ enfrenta um novo desafio: a luta pela vida! No momento em que uma pandemia como há mais de 100 anos não era vista se espalha pelo mundo, o Sindicato fez o possível para manter seus servidores seguros, instituindo o novo sistema de atendimento remoto, uma forma do Sinfa-RJ atender sem que seus filiados precisem romper o isolamento social.

Seguimos sempre atuando em prol dos interesses dos Servidores Públicos Civis do Ministério da Defesa – Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica. Nossas lutas continuam e mais conquistas estão por vir!

0 Comentários

Últimas notícias

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

BC avalia queixas sobre cadastramento indevido no Pix

O Banco Central (BC) está atento às queixas sobre cadastros indevidos no Pix, que levaram o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) a notificar fintechs ne...

Ler mais
terça-feira, 20 de outubro de 2020

Líderes no Congresso defendem estabilidade do servidor

Pesquisa do Congresso em Foco aponta que, para 72% dos líderes do Congresso, estabilidade dos servidores é importante. Sobre a inclusão de juízes, parlamentares e membros do Ministério ...

Ler mais
terça-feira, 20 de outubro de 2020

Sinfa-RJ realiza live jurídica na próxima quarta-feira (21)

Amanhã é dia de Live Jurídica do Sinfa-RJ! Dessa vez, o Presidente Luís Cláudio de Santana receberá os advogados que prestam serviço ao Sinfa-RJ, Dra Talita Barbosa e Dr Rian Sant'anna...

Ler mais

Informativos





Rua da Quitanda, 45 / 6º andar - Centro - Rio de Janeiro / RJ - CEP: 20.011-030 | Telefones: 21 2507.5156 / 2507.5178 / 2507.5235