Servidores reforçam mobilização em semana de reunião com o MGI

Na segunda, 26, o Fonasefe realiza uma live onde apresenta detalhes da contraproposta e faz um esquenta para o Dia Nacional de Luta na quarta, 28

Condsef/Fenadsef

A próxima semana será intensa para os servidores públicos federais. Na quarta-feira, 28, a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) será retomada. Na reunião, o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) deve dar uma resposta à contraproposta apresentada em conjunto pela bancada sindical no final de janeiro.

Na segunda, dia 26, a partir das 19h, o Fonasefe realiza uma live onde apresenta detalhes da contraproposta e faz um esquenta para o Dia Nacional de Luta na quarta-feira, 28. Em Brasília, o ato será marcado por uma vigília em frente ao Dnit, a partir das 14h, onde acontecerá a reunião entre servidores e governo. A previsão é de que a reunião tenha início às 14h30.

Por direitos e dignidade. Nenhum servidor fica para trás

Na contraproposta unificada, além da equiparação dos benefícios com os demais Poderes, os servidores do Executivo buscam a reposição de perdas salariais das categorias, sendo os percentuais construídos a partir de dois blocos distintos.

O primeiro bloco são das categorias que tiveram reajuste bianual (2016 e 2017) e o segundo das categorias que tiveram reajuste em quatro anos (2016, 2017, 2018 e 2019). Os 9% do reajuste emergencial concedidos em 2023 pelo governo Lula também estão no cálculo. A equiparação dos benefícios do Executivo com os dos outros poderes e revogação de todas as medidas e regramentos infraconstitucionais do desgoverno Bolsonaro também seguem sendo cobrados na MNNP.

Entre 2024 e 2026 os servidores do Bloco I teriam reajuste de 10,34% (total 34,32%), enquanto os servidores do Bloco II teriam 7,06% (Total 22,71%).

Ampliar a mobilização é necessário

O secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, lembra da importância do reforço da mobilização da categoria. “Precisamos ampliar nossa mobilização. É necessário”, diz no vídeo em que convoca os servidores a participar das atividades que serão realizadas nos estados pelas entidades. “A Condsef não concorda e não irá chancelar proposta que separe e segregue ativos e aposentados”, acrescentou. “Contamos com apoio e participação intensa de todos e todas nessa jornada importantíssima para os serviços públicos e para nós servidores”, concluiu.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.