Primeiros 100 dias de governo Lula indicam serviço público e servidores como fundamentais

Os próximos anos serão cruciais para assegurar que o desmonte promovido nos últimos anos seja revertido com políticas de valorização dos servidores e serviços públicos

Essa segunda-feira, 10, marca os cem primeiros dias do governo Lula. No balanço feito pelo presidente a retomada de políticas sociais aparece como um dos destaques. Nesse período, o governo ampliou em R$ 112,1 bilhões investimentos em áreas sociais.

A consolidação das políticas públicas passa essencialmente pelos servidores. A categoria espera que o governo tenha em mente que os próximos anos serão cruciais para assegurar que o desmonte promovido nos últimos anos seja revertido com políticas de valorização dos servidores e serviços públicos. O diálogo aprimorado sobre o orçamento do próximo ano e o debate que passa por olhar para as desigualdades entre categorias do setor público estão entre as urgências.

“Muita conversa e disposição”

Nos primeiros dias de janeiro, em encontro com centrais sindicais, Lula já havia reconhecido a situação difícil de servidores federais do Executivo, há sete anos sem reajuste. Na ocasião, o presidente reforçou que seu governo será pautado no diálogo e na negociação. “Será preciso muita conversa e disposição para construir e fazer mudanças que precisamos”, frisou o presidente.

Nesses primeiros meses de governo, além de assegurar um reajuste emergencial de 9% a partir de 1º de maio e aumentar o auxílio alimentação em R$200, o governo federal começou a anunciar a abertura de novos concursos públicos. Hoje foi divulgada a abertura de mais de 800 novas vagas para Ciência e Tecnologia. Esse também é um sinal importante na direção da valorização e recomposição da força de trabalho dos servidores, necessária em toda a estrutura do Executivo.

Fonte: Condesef
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.