Presidente do Sinfa-RJ debate “Teoria do Desvio Produtivo” em live do CDC/OAB-RJ

O Presidente do Sinfa-RJ, Luís Cláudio de Santana, foi convidado para participar de uma live da Comissão do Direito do Consumidor da OAB-RJ para debater a “Teoria do Desvio Produtivo” e sua aplicação na justiça brasileira.

Além do Presidente do Sinfa-RJ, participarão do debate o advogado Dr. Marcos Dessaune, o Desembargador Federal do TRF-2 Dr. André Fontes; a Desembargadora Regina Lúcia Passos e o Presidente da OAB-Petrópolis, Dr. Marcelo Gouvea Schaefer. O organizador será o Dr. Genilto Castilho.

A atividade emitirá certificados e as inscrições devem ser feitas pelo site www.imb.org.br. O debate faz parte do calendário de 30 anos da Comissão.

Sobre o tema

A tese do desvio produtivo do consumidor é de autoria do advogado capixaba Marcos Dessaune, que começou a desenvolvê-la no ano de 2007, e culminou no lançamento da obra intitulada Desvio Produtivo do Consumidor: o prejuízo do tempo desperdiçado (Editora Revista dos Tribunais), no ano de 2011.

Segundo o autor, “o desvio produtivo caracteriza-se quando o consumidor, diante de uma situação de mau atendimento, precisa desperdiçar o seu tempo e desviar as suas competências — de uma atividade necessária ou por ele preferida — para tentar resolver um problema criado pelo fornecedor, a um custo de oportunidade indesejado, de natureza irrecuperável”.

Desde o fim de 2013 a tese vem sendo reconhecida e aplicada pelos tribunais brasileiros.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.