Dirigentes do Sinfa-RJ são eleitos para coordenação do DOMC

O Sinfa-RJ participou, no último sábado (19), do Encontro do DOMC – CondSef (Departamento do Pessoal Civil dos Órgãos Militares da CondSef). A atividade teve início às 9 da manhã e durou por todo período matutino, sendo aberta pelo Secretário Geral da CondSef e, logo em seguida coordenada pelo Diretor de Imprensa da entidade, Luís Cláudio de Santana (Presidente do Sinfa-RJ) e secretariada pela Secretária Geral do Sinfa-RJ e diretora da CondSef, Arlene Carvalho. Os diretores do Sinfa-RJ Gilson Britto e Maria de Fátima Pilar Santiago foram eleitos para compor a coordenação do DOMC nesse encontro.

Em sua fala de abertura, Sérgio Ronaldo parabenizou o Sinfa-RJ por seus 31 anos e defendeu uma campanha nacional para combater as mentiras veiculadas pela grande mídia sobre o papel dos Servidores Públicos. A ideia é lançar a campanha antes de 28 de outubro para dialogar com a sociedade:

“Nós estamos trabalhando uma campanha nacional, com todas as centrais sindicais, com todas as entidades do conjunto do funcionalismo público, para que possamos fazer o contraponto às inverdades que eles colocam sobre os servidores públicos.” – defendeu Sérgio Ronaldo.

O Secretário Geral da CondSef também criticou a ausência de reajuste salarial há 4 anos e valorizou a presença massiva das lideranças de trabalhadores civis que atuam em órgãos militares no encontro do DOMC. Diversos dirigentes do Sinfa-RJ participaram da atividade.

O Presidente do Sinfa-RJ fez uma breve avaliação da situação dos servidores vivis do Ministério da Defesa e criticou a postura do Ministério da Economia que impede o avanço das pautas da categoria, articuladas com a Defesa no ano anterior. Luís Cláudio também exaltou a ação promovida pelo Sinfa-RJ com relação à Operação Grande Muralha, que busca dar o mesmo benefício recebidos pelos militares por conta dos riscos de exposição à covid-19 aos servidores civis que atuam em hospitais e organizações que possuem ambulatórios.

Outro ponto citado pelo Presidente do Sinfa-RJ no encontro foi a Reforma Administrativa. Com muitas críticas ao projeto, Luís Cláudio, lembrou que as negociações estavam estagnadas desde o começo do ano para esperar a Reforma Administrativa e afirmou que o projeto colocado preocupa bastante por afetar os servidores que estão em atividade.

“O que está posto aí é apenas um cheque embranco que o presidente passou pro Congresso Nacional para acabar de derrubar os servidores.” – afirmou o Presidente do Sinfa-RJ.

Luís Cláudio lembrou também que, pelo que diz o governo, novas fases da Reforma Administrativa ainda estão por vir e que elas é que vão debater a questão de carreira e outros temas fundamentais.

A Secretária Geral do Sinfa-RJ também fez duras críticas à Reforma Administrativa, fazendo questão de mencionar que os servidores atuais também serão afetados e destacou o processo desenvolvido pelo Sinfa-RJ para manter sua base informada:

“Nós, aqui do Sinfa-RJ, estamos fazendo, toda semana, uma live. São lives sobre processos judiciais em curso e debates sobre a Reforma Administrativa. Estamos buscando despertar a base, que está entorpecida achando que não será atingida pela Reforma Administrativa, com informações semanais sobre esses temas.” – destacou, Arlene.

A Diretora de Imprensa do Sinfa-RJ, Maria de Fátima Pilar Santiago, afirmou que o Sinfa-RJ, junto com a CTB-RJ, tem feito muitas intervenções contra a Reforma Administrativa e valorizou o trabalho de debates promovido pelo Sinfa-RJ através de suas Lives e de ações jurídicas como a Operação Grande Muralha. Maria de Fátima também defendeu mais respeito aos servidores:

“Apesar do Guedes falar que o servidor é incompetente, nós seguimos trabalhando na pandemia e nos dedicando. Somos servidores qualificados, atuamos ao lado dos militares em suas missões e devemos ser respeitados. E quando falo em respeito não falo apenas na questão do tratamento, estou falando da questão remuneratória, do plano de carreira que deixou o administrativo de fora, da questão do PGPE que o Sinfa-RJ vem lutando faz muito tempo.” – defendeu Maria de Fátima.

Após mais de duas horas de ricos debates sobre a situação dos servidores, os presentes encaminharam por consenso a nova direção do DOMC, que terá entre os membros de sua coordenação dois diretores do Sinfa-RJ: a diretora de imprensa, Maria de Fátima Pilar Santiago e o Diretor de Assuntos Jurídicos, Gilson Britto.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.