Condsef envia ofício a Alcolumbre contra congelamento de salários

Em ofício ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) afirma que o Brasil vive um momento gravíssimo e não é hora de confiscar salários ou exigir contrapartidas de Estados e municípios. “Os salários dos servidores não podem ser confiscados e nem utilizados como moeda de troca”, destaca a entidade

A Condsef/Fenadsef encaminhou ofício nessa quarta-feira, 29, ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre. A entidade destaca que o País passa por um momento gravíssimo e que para salvar vidas e garantir a saída da crise sanitária e econömica, o Brasil precisa de mais serviços e servidores públicos, mais empregos, mais saúde, educação e pesquisa. A Covid-19 já matou mais de 5 mil brasileiros e segue avançando em todo Brasil. O próprio Alcolumbre foi diagnosticado com a doença e chegou a ser hospitalizado. Enquanto a população segue precisando de mais investimento público, o governo insiste em atacar servidores e impor medidas de austeridade a estados e municípios.

O Plano Mansueto (Projeto de Lei Complementar 149/19), que traz proposta de socorro a estados e municípios, será debatido no Senado e Alcolumbre já declarou que um novo texto pode ser apresentado em alternativa ao aprovado pela Câmara dos Deputados. Há risco de que a nova proposta acarrete em perda de direitos de servidores, além da intenção de congelamento social, mesmo servidores já estando com seus salários congelados há mais de 3 anos. No Executivo Federal a maioria não tem reposição sequer da inflação desde janeiro de 2017.

No ofício ao presidente do Senado, a Condsef/Fenadsef cobra medidas para a revogação da EC 95/16, taxação de grandes fortunas, suspensão dos pagamentos e amortizações da suposta dívida pública e o fim do lucro fácil daqueles que especulam com a crise.”Cortar e congelar salários dos servidores públicos Federais, Estaduais e Municipais, para manter os lucros dos bancos e dos especuladores e o torniquete da emenda constitucional (EC) 95/2016, que só da saúde já retirou mais de R$ 20 bilhões em 2019, é um crime contra o povo”, destaca o documento.

Leia o ofício:

Fonte: CondSef

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Participe da discussão

3 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. então esse ministro da economia que que os banqueiros ficam mais ricos e os funcionários que se ferra,ele quer beneficiar os banqueiros e os funcionários estão mais de 3 anos sem beneficio,eles tiveram aumentos de 35% quando eles entraram no governo,o presidente falou se ele fosse eleito ele ia regulamentar os salários do servidor e até hoje nada ele não fez nada,os aumentos dos servidores é lei esta escrito no estatuto dos servidores e eles não estão comprido a lei,só tem lei pra eles com todas mordomia,tudo pago cartão corporativo de 25.000,00 mil reais sem desconto na folha de pagamento,e os servidores tinha que ter um desse com valor menor dependendo do salários de cada servidores ai sim,o servidor pagar tudo até os deles e o pior que estamos mais de 3 anos,os sindicato só falam ,tem um que não fala nada só vai atras dos outros,só quero ver se vão correr sobre os passep, não fizer nada vou procurar advogado particular como já fizeram muitos dos outros processos,

  2. Acho uma covardia o que o governo federal está fazendo com o seus servidores nesse momento de crise em um seleto grupo de servidores bravamente lutando junto a população para que não piore a situação o governo da auxílio emergência para o público não passar por necessidade coisa que eu concordo, e tira direitos do salário dos servidores tipo axlio alimentacao adicionas noturno transporte insalubridade,com quer dizer que o servidor que trabalha pode passar fome o desempregado não!