13 de maio – Dia da Abolição da Escravatura

O dia 13 de maio de 1888 entrou para a história do nosso país com a abolição da escravatura. Na ocasião, o Brasil era uma das únicas nações que ainda escravizavam os negros. O movimento político e a pressão dos ingleses, que defendiam a proibição do tráfico negreiro e o fim da escravidão, culminaram em uma movimentação entre os poderes e os abolicionistas que resultou na assinatura da Lei Áurea. A princesa regente do país, Isabel, assinou o termo que libertava os negros e proibia, a partir daquela data, o comércio de negros e as condições de trabalho a que eles eram submetidos. 

A escravidão representa um longo capítulo da história mundial que envergonha toda humanidade. Nenhuma raça ou etnia é (ou foi) superior as demais. A luta por igualdade e respeito ergue essa bandeira. A abolição da escravatura foi conduzida por um viés político. Após a assinatura da Lei Áurea, muitos negros ficaram pelas ruas sem destino, sem trabalho e sem condições de sustento. Estavam livres, mas marginalizados e excluídos. 

Este cenário do passado ainda respinga nos dias de hoje. Por mais que a sociedade e o mundo tenham evoluído, ainda é perceptível a segregação e a discriminação das pessoas por causa da cor da pele. É uma questão cultural, mas a cultura pode ser modificada. Hoje, existem direitos e deveres universais que garantem a dignidade a todos os seres humanos. O racismo ainda existe. Por mais que os movimentos antirracistas se multipliquem é preciso de mais prática, aprendizado e educação. 

A liberdade é um direito de todos e a igualdade entre as raças é um dever social. 

Sinfa-RJ sempre na luta! 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Participe da discussão

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.