Rio de Janeiro – Na última terça-feira (23) o SINFA-RJ esteve presente na reunião do Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida Pública, realizado na sede da OAB no Distrito Federal.
Representando os servidores da Defesa estavam a secretária-geral do SINFA-RJ Arlene de Carvalho e o diretor de política intersindical Sergio Amaro.
Em Brasília, a reunião teve como pauta principal a campanha #Derruba o Veto, que visa sensibilizar e pressionar deputados federais e senadores para que votem pela derrubada do veto presidencial imposto à auditoria da dívida pública com participação da sociedade civil, no Plano Plurianual 2016-2019.
A dívida pública é, de longe, o maior gasto do governo, consumindo quase R$ 1 trilhão por ano do orçamento público, sendo metade apenas para pagamento de juros. Outro dado alarmante é que A dívida pública representa quase 50% do orçamento federal, enquanto educação e saúde recebem menos de 4% cada.
Em decisão recente o Tribunal de Contas da União elencou dezenas de irregularidades na dívida pública e recomendou auditoria.
A auditoria da dívida já deu certo no Equador, que conseguiu anular 70% da dívida externa, liberando recursos para investimentos e desenvolvimento socioeconômico.
Após a reunião os representantes do SINFA-RJ e demais entidades seguiram para uma vista à Câmara dos Deputados, afim de reforçar a campanha e buscar apoio dos parlamentares.
Por Aviner Escobar