Live do Sinfa-RJ informa sobre reajuste salarial, prova de vida e ações do Sindicato

Em mais uma edição da Live do Sinfa-RJ, realizada no último dia 9 e comandada pelo Presidente Luís Cláudio de Santana, o tema do reajuste dos servidores públicos voltou a pauta. Emissários do governo lançaram a proposta de reajuste apenas nos benefícios, o que foi rechaçado pelos Sindicatos que representam os servidores públicos, entre eles o Sinfa-RJ. O Presidente Luís Cláudio de Santana, no entanto, viu no movimento do governo um sinal de que as pressões da categoria vêm surtindo efeito.

Em mais uma edição da Live do Sinfa-RJ, realizada no último dia 9 e comandada pelo Presidente Luís Cláudio de Santana, o tema do reajuste dos servidores públicos voltou à pauta. Emissários do governo lançaram a proposta de reajuste apenas nos benefícios, o que foi recusado pelos Sindicatos que representam os servidores públicos, entre eles o Sinfa-RJ. O Presidente Luís Cláudio de Santana, no entanto, viu no movimento do governo um sinal de que as pressões da categoria vêm surtindo efeito.

“Quando ele [Paulo Guedes] fala em aumento de benefícios é porque ele percebe que alguma discussão existe entre o Presidente e a Casa Civil sobre reajuste de Servidores.” – afirmou Luís Cláudio.

O Presidente aproveitou a Live para reafirmar a pauta encaminhada pelos Servidores Públicos ao governo federal na luta pelo reajuste ainda em 2022:

“Foi encaminhado como proposta de reajuste, somente a perda inflacionária do Governo Bolsonaro, ou seja, 2019, 2020 e 2021, que totaliza 19,99%. Eu já falei na semana passada e repito aqui: se o governo tiver boa vontade, ele pode discutir o reajuste ainda para 2022. A data limite constitucional é abril.” – afirmou o Presidente do Sinfa-RJ.

Ainda na Live, foi ressaltada a união das centrais sindicais convocando a nova Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT), que acontecerá dia 7 de Abril, e vai apresentar um programa dos trabalhadores aos candidatos nas próximas eleições. Para o Presidente do Sinfa-RJ a ação das centrais é positiva. “É muito importante a união das Centrais Sindicais no momento em que os trabalhadores estão tendo tantas perdas de direitos”, afirmou Luís Cláudio.

Como obter a Certidão do INSS do período celetista

Durante a Live, o Presidente, o Diretor Sérgio Nilo e a chefe do atendimento Camila Corrêa orientaram os filiados e filiadas sobre como emitir a Certidão do INSS do período celetista. Para o Presidente do Sinfa-RJ, essa nova exigência é mais uma medida do governo para dificultar a aposentadoria dos servidores e servidoras. O Presidente do Sinfa-RJ também alertou para que os(as) aposentados(as) e pensionistas não deixem de fazer a prova de vida.

Prova de vida e perda salarial: uma covardia!

“Não deixem de fazer a prova de vida! Prova de vida bloqueia salário. Esse mês, fevereiro, tivemos cerca de 600 filiados que ficaram sem remuneração nenhuma porque não fizeram prova de vida. Eu considero uma covardia o que o governo fez ao tirar o salário das pessoas no momento em que ainda vivemos a pandemia”, – afirmou Luís Cláudio.

O Presidente apontou medidas que podem ser tomadas caso o(a) aposentado(a) ou pensionista venha a ter seu salário suspenso e orientou, que nesses casos, quem foi prejudicado deve procurar imediatamente o Sinfa-RJ. A Live foi encerrada com os advogados tirando dúvidas e atualizando os servidores sobre as ações jurídicas do Sindicato.

Acesse o link e assista tudo o que foi tratado na Live: Live do Sinfa-RJ | Reajuste dos Servidores Públicos e Certidão do INSS do tempo de Celetista – YouTube

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.