A greve dos servidores do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social já ultrapassa 40 dias e a população reclama da dificuldade no atendimento. O advogado Antônio Carlos esteve nesta segunda-feira na agência do INSS do centro do Rio de Janeiro disse que teve que apelar para a ouvidoria para conseguir ser atendido
A Previdência Social afirma que desde quinta-feira está em vigor decisão liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determina a manutenção de 60% dos servidores em todas as unidades.
No entanto, o sindicato da categoria discorda da interpretação da liminar e diz que a garantia de 60% não tem que ser aplicada a todas as agências. De acordo com o diretor do Sindsprev, Rolando Medeiros, a adesão a greve chega a 85% em algumas unidades
O principal impasse com o governo é que os servidores querem um reajuste de 23% em 2015, já o Planalto oferece um aumento de 21% divididos em quatro anos.
De acordo com a Previdência Social, na semana passada 73% dos postos do INSS foram afetados pela paralisação. Já a federação dos sindicatos estima que a greve atingiu 85% das agências.
A orientação para quem procurou atendimento e não conseguiu é ligar para Central de Atendimento 135 para mais esclarecimentos.
Agência Brasil