Servidor para na segunda-feira

Vera Batista

 

Os servidores públicos decidiram entrar em greve a partir da próxima segunda-feira. A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal, que reúne 80% dos funcionários do Executivo, em nota, avisou que “enviou ofício informando a decisão da maioria da categoria a todos os ministros”. Muitas carreiras já cruzaram os braços, caso dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Judiciário e de professores e técnicos administrativos das universidades.

A decisão de aprofundar os protestos foi uma consequência das últimas conversas com o Ministério do Planejamento, e da manutenção do índice de 21,3%, em quatro anos. “Haverá mobilização intensa nos estados e convocação para o ato nacional na terça-feira, em frente ao Ministério da Fazenda. Organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), a manifestação pede mudança de rumo na política econômica.

 

A decisão de cruzar os braços só se reverte caso o governo apresente proposta formal para as demandas da campanha salarial 2015, com oito principais eixos. “Esperamos que o governo considere também o índice de inflação para este ano, que pode chegar a 10%. Não podemos continuar amargando perdas salariais, que no acumulado chegam a mais de 40%, assinalou Flávio Mota, do Sindicato dos Trabalhadores No Serviço Público Federal em Tocantins (Sintsep-TO).

 

Ontem, a Condsef recebeu a confirmação de duas novas reuniões no Planejamento, em 29 de julho, para tratar de demandas específicas de cerca de 500 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas do PGPE (Plano Geral de Cargos do Poder Executivo), do CPST (Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho, incluindo Funasa), do Pecfaz (Plano de Cargos dos Administrativos Fazendários); e da pauta específica dos servidores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

 

Correio Braziliense    

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.