Primeiro de Maio: Dia do trabalhador e de muita luta!

RJ – O Primeiro de Maio tem suas origens nas lutas por melhorias, nas condições de trabalho da classe trabalhadora do final do século XIX, e se configurou ao longo do tempo, como o principal ritual dos trabalhadores, a nível internacional e nacional, pelo significado de sua comemoração.

Desde o início da escolha da data como um marco, no século XIX, pode-se observar uma constante disputa em torno da apropriação político-ideológica do Primeiro de Maio, seja como “dia do trabalho”, sob forma de homenagem prestada pelo Estado aos “colaboradores do progresso”, ou como “dia do trabalhador”, data destinada à reflexão dos trabalhadores sobre sua condição, no intuito de unir forças e lutar contra o capital, ao relembrar os operários mortos em Chicago.

No âmbito do serviço público federal, os servidores da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, hoje unificados pelo Ministério da Defesa, possuem uma trajetória de lutas marcantes na história recente do país. Ainda no final da ditadura civil-militar, servidores lotados no Arsenal de Marinha organizaram uma greve, algo até então impensável no âmbito das organizações militares. Durante o período de reformas neoliberais de Fernando Henrique Cardoso, servidores das três forças se juntaram e pararam algumas vezes a avenida Rio Branco, no Centro do Rio de Janeiro. Durante os anos de governo Lula e Dilma, avançamos na reestruturação do PCCTM e intensificamos as lutas pelos servidores lotados no PGPE. A luta contra a reforma da previdência; contra o sucateamento e o congelamento do investimento nos serviços públicos; contra a reforma trabalhista e contra os ataques constantes à democracia brasileira, tem sido algumas das bandeiras levantadas pelo SINFA-RJ desde a entrada no atual governo.

Para o SINFA-RJ, todo esse histórico de luta representa uma afirmação contínua dos valores defendidos pelo Dia 1º de Maio. Não apenas como uma data no calendário, mas como valor que norteia as ações do SINFA-RJ. Para os servidores da Defesa o espírito do 1º de Maio é algo constante que se desdobra em nossas ações e organização.

A CTB-RJ e os sindicatos filiados convidam para concentração política e ato comemorativo:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.