Presidente do Parlatino relata exemplo de participação da mulher na política mexicana

A presidente do Parlamento Latino-Americano (Parlatino), senadora Blanca Alcalá, que promove no Brasil o ciclo de reuniões da organização, relatou no Plenário do Senado, nesta quarta-feira (19), a experiência do crescimento da participação da mulher na política do seu país, o México.

 

A senadora informou que em 2012 o Tribunal Federal Eleitoral do México obrigou os partidos políticos a cumprirem a cota de 40% para mulheres, titulares e suplentes. Segundo Blanca, a legislatura que está se encerrando alcançou 36% de presença feminina nas duas Casas legislativas.

 

A reforma política realizada no México, no ano passado, garantiu a participação paritária: ou seja, 50% das vagas para as mulheres na Câmara dos Deputados, no Senado e nos Congressos Estaduais, incluindo representantes da maioria, que são eleitos em cada distrito e em cada demarcação dos estados, como também pelo princípio da representação proporcional.

 

– Estamos convencidos de que temos igualdade de capacidade e a única coisa que exigimos é igualdade de oportunidades – afirmou a senadora, ao destacar que as mulheres são maioria na América Latina e devem fazer parte da tomada de decisões.

Na oportunidade, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que é o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado pediu a atenção do Parlatino para a situação da ex-deputada venezuelana María Corina Machado, que teve o mandato cassado em 2014 durante os protestos populares contra o governo de Nicolás Maduro.

 

– Ela foi expulsa do Plenário da Assembleia Nacional venezuelana com um processo de cassação de mandato absolutamente arbitrário, truculento. E agora se vê impedida de se candidatar, ela que havia sido nas eleições anteriores a deputada mais votada da Venezuela. Porque cometeu um crime aos olhos daqueles que oprimem o povo venezuelano, fez oposição ao governo. Peço que a voz daqueles que sofrem sob o peso daquele regime autoritário, que a voz dela seja ouvida pelo Parlatino – disse o senador.

 

Em resposta ao apelo de Aloysio Nunes, a senadora Blanca Alcalá ressaltou que o Parlatino é um espaço de pluralidade ideológica no qual participam todas as forças de todos os países da América Latina.

Fonte: Agência Senado

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.