Servidores federais nascidos em agosto têm até dia 31 para fazer prova de vida obrigatória

Servidores públicos federais aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis nascidos em agosto devem realizar a prova de vida obrigatória até o dia 31 de agosto de 2025. O procedimento é necessário para manter o pagamento regular dos benefícios. Quem não cumprir o prazo pode ter a aposentadoria ou pensão suspensa.

A prova de vida pode ser feita presencialmente ou pelo aplicativo SouGov.br, disponível para Android e iOS. A versão para computador não permite a realização do procedimento. Para utilizar o aplicativo, o beneficiário deve ter biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Na modalidade presencial, o beneficiário pode comparecer à Unidade de Gestão de Pessoas do órgão de origem ou ao banco onde recebe o pagamento. É necessário apresentar um documento oficial com foto (como RG ou CNH) e CPF. Em alguns casos, a movimentação no banco já pode ser suficiente para validar a prova de vida de forma automática.

Pessoas com restrições de locomoção, ausência de biometria ou outras limitações devem procurar a Unidade de Gestão de Pessoas para solicitar atendimento diferenciado. Quando necessário, é possível agendar uma visita domiciliar.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

0 resposta em “Servidores federais nascidos em agosto têm até dia 31 para fazer prova de vida obrigatória”