Mulheres de luta, mulheres de Defesa!

 

Rio de Janeiro – Neste sábado celebramos mais um Dia Internacional da Mulher, dia 08 de março. Todos os anos, mais que celebrar, o Sinfa-RJ faz questão de homenagear as servidoras civis, lembrando sua importância na sociedade e, em especial, na defesa do país.

Somente no quadro de pessoal civil do Ministério da Defesa, existem mais de 22 mil mulheres, entre ativas, aposentadas e pensionistas, que trabalham pelo crescimento e defesa do Brasil. Além de serem esposas, mães, filhas, elas exercem atividades profissionais nas áreas administrativas, de saúde, operacional, de ciência, tecnologia, entre outras, nos mais diversos cargos e funções. Representam 41% da força de trabalho civil das Forças Armadas, oferecendo todo suporte necessário às Forças Armadas para que o país alcance a soberania nacional.

Nos movimentos sociais também é possível perceber sua atuação expressiva. Exemplo disso é a crescente participação das mulheres nos atos, mobilizações e congressos realizados pelo Sindicato, mesmo aqueles antes marcados pela participação quase que exclusiva dos homens, como as caravanas que acontecem em Brasília.

Parabenizamos todas as mulheres Sinfeiras pela coragem e disposição de lutar em Defesa do nosso país e, principalmente, em Defesa dos nossos direitos!

 

Veja um pouco da história do Dia 8 de março

No dia 08 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova York (EUA), fizeram uma grande greve reivindicando redução na carga diária de trabalho para dez horas, equiparação de salário com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação acabou da pior maneira possível. As mulheres foram violentamente reprimidas, trancadas dentro da fábrica e queimadas. Cerca de 130 mulheres morreram carbonizadas.

Porém, foi só depois de 53 anos, durante uma conferência na Dinamarca, que foi estabelecido o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, em homenagem as mulheres que foram mortas na fábrica de tecidos.

 

Datas sobre a origem do dia da Mulher

– No mundo

1890-1907: Movimento das Sufragistas pelo voto feminino nos EUA

1907: Em Stuttgart é realizada a 1ª Conferencia da Internacional Socialista com a presença de Clara Zetkin, Rosa Lucemburgo e Alexandra Kollontai

1908: É comemorado, pela primeira vez, no dia 3 de maio, o dia da Mulher em Chicago (EUA).

1909: Chicago comemora mais uma vez o Dia da Mulher, no último dia de fevereiro.

1910:Terceira edição do Dia da Mulher em Chicago e Nova Iorque, no último domingo de fevereiro. Em Nova Iorque, devido a uma grande greve operária, 30 mil grevistas se reuniram para comemorar a data.

1913: Na Rússia, é comemorado, pela primeira vez, no dia 3 de março, o Dia da Mulher.

1914: Pela primeira vez, o dia 8 de março é indicado para ser o Dia da Mulher, pela Clara Zetkin, diretora da Secretaria Internacional da Mulher Socialista. A orientação foi seguida na Alemanha, Suécia e Dinamarca.

1917: No dia 08 de março de 1917, estoura uma greve das tecelãs de São Petersburgo. Esta greve gera a uma grande manifestação e dá início à Revolução Russa.

1921: A Conferencia das Mulheres Comunista decreta que o 8 de março, a partir de 1922, seria comemorado o Dia Internacional Comunista da Mulher.

1975-85: ONU decreta, 75-85, como a década da mulher

1977 – UNESCO encampa a data 8 de março como Dia da Mulher

– No Brasil
1932: Mulheres conquistam o direito ao voto

1945: O PCB cria a União Feminina contra a carestia

1947: O 8 de março é comemorado pela primeira vez no Brasil

1948: Com o PCB na ilegalidade, a passeata do 8 de março é proibida no Rio de Janeiro

1949: É editado no Brasil, pela primeira vez, o livro A Nova Mulher e a Moral Sexual, da Alexandra Kollontai

1950: A Federação das Mulheres do Brasil retoma a comemoração do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março

2006: Criada a Lei Maria da Penha

Por Fernanda Fonseca

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

0 resposta em “Mulheres de luta, mulheres de Defesa!”