Mudanças na PEC da Reforma da Previdência

Foi apresentado na última terça-feira (18/04) o texto do substitutivo da PEC 287/2016. As modificações são uma tentativa de sinalização por parte do governo aos parlamentares, para que a reforma seja aprovada a qualquer custo.

Apesar de algumas mudanças importantes, a alteração no texto original da PEC continua acertando em cheio os trabalhadores e age de forma a dividir as categorias, como, por exemplo, no caso dos policiais e professores.

Acompanhe as mudanças no regime dos servidores públicos, assim como alguns outros pontos importantes:

Novo cálculo

Para se aposentarem integralmente na nova Previdência, homens e mulheres precisarão contribuir por 40 anos para ter acesso, ao invés dos 49 anos previstos inicialmente. O tempo mínimo de contribuição para solicitar a aposentadoria foi mantido em 25 anos nos dois casos. A idade mínima da regra geral valerá após um período de transição.

O cálculo do valor do benefício de acordo com o tempo de contribuição também foi alterado em relação ao texto original. Nele, esse valor era calculado considerando 51% da média das contribuições somado de 1% por ano de tempo de contribuição, até completar os 100%. Agora, será 70% da média acrescido de 1,5% para cada ano que superar 25 anos de tempo de contribuição; mais 2%, para o que superar 30 anos; e 2,5% para o que superar 35 anos, até os 100% aos 40 anos.

Regras de transição

No projeto inicial, mulheres com 45 anos ou mais e homens com 50 anos ou mais precisariam trabalhar 50% a mais sobre o tempo restante para se aposentar. No substitutivo, o tempo será reduzido para 30% do que faltará para a mulher cumprir 30 anos de contribuição, ou 35 anos se for homem.

O limite de idade para aplicar as regras de transição é de 53 anos para a mulher e 55 para os homens. Por exemplo: uma mulher com 52 anos, antes excluída da regra de transição, terá de contribuir 30% a mais tempo. A partir de 2020, haverá um aumento de 11 meses a cada dois anos para a mulher e de 1 ano a cada dois anos para o homem.

Pensões e BPC

A vinculação de pensões de Benefícios de Prestação Continuada (BPC) ao salário mínimo também é uma novidade presente na alteração do texto original, que determinava a desvinculação.

Para as pensões, a cota familiar permanece em 50%, acrescida de 10% para cada dependente, com a possibilidade de acumulação de aposentadoria e pensão de até dois salários mínimos, e para os demais casos, haverá a opção pelo benefício maior. A acumulação de pensão e aposentadoria será mantida para quem já recebe a pensão de segurado falecido.

Neste caso, a idade mínima de acesso ao benefício será de 68 anos, e não mais 70 como previa o texto previamente. Essa idade, porém, sobe de 65 para 68 anos a partir de 2020, em um ano a cada dois anos.

O texto original determinava que fossem consideradas toda e qualquer receita da família para o cálculo da renda mensal per capita. O novo texto exclui da conta a renda proveniente de benefícios como o bolsa família, estágio supervisionado ou de programa de aprendizagem.

Professores e Policiais

Os professores e policiais também terão regras especiais de aposentadoria e não entrarão no regime geral, como estava previsto no projeto original. Agora, os professores poderão se aposentar com 60 anos de idade e 25 de contribuição.

No texto atual, a idade mínima para policiais federais, rodoviários e ferroviários federais  passa para 55 anos, com 25 de contribuição e 20 anos em “atividade de risco na sua respectiva categoria”.

Aposentadoria Rural

Os trabalhadores rurais seriam incluídos no regime geral, com idade mínima de 65 anos e 25 anos de tempo de contribuição. Com a mudança, a idade mínima foi reduzida para 60 com 20 anos contribuídos.

Já as mulheres trabalhadoras rurais poderão se aposentar com 57 anos.  O tempo de contribuição proposto é de 15 anos, prazo que já vigora hoje.

Para quem estiver incluído nas regras de transição, a idade aumentará um ano a cada dois anos, até completar 60 anos.

 

    O caso dos servidores públicos federais – Regime Particular de Previdência Social (RPPS)

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.