A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançará, nesta quinta-feira, dia 09 de abril, o “Programa Enap em Rede – capacitando servidores”. A iniciativa é uma estratégia de oferta descentralizada de capacitações da Enap, por meio de cursos de desenvolvimento técnico e gerencial. O objetivo é alcançar os servidores públicos do Executivo Federal distribuídos no território nacional e, complementarmente, os servidores dos executivos estaduais e municipais.
Para o período 2015/2016, a iniciativa prevê a oferta de 200 turmas, a capacitação de seis mil servidores e todas as 27 unidades da federação integradas ao programa.
Como primeira ação, a Enap e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) firmarão acordo de cooperação técnica com o propósito de envolver os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no esforço de capacitação de servidores em todo o país.
De acordo com o presidente da Enap, Gleisson Rubin, “a escola não pode prescindir de uma estratégia de atuação em cada um dos estados, na medida em que 88% dos servidores federais atuam fora de Brasília”.
Sobre o Enap em Rede
O “Programa Enap em Rede – capacitando servidores” ofertará cursos presenciais, por intermédio de instituições parceiras em cada unidade da federação, sobre os seguintes temas:
- Elaboração de Editais para Aquisições no Setor Público;
- Elaboração de Termos de Referência e Projetos Básicos para Contratação de Bens e Serviços no Setor Público;
- Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos;
- Fundamentos da Gestão da Logística Pública e Teoria Geral da Licitação;
- Gestão de Materiais;
- Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional;
- Elaboração de Projetos;
- Gestão da Estratégia com o Uso do Balanced Scorecard (BSC);
- Gestão Orçamentária e Financeira;
- Gestão do Orçamento Público.
Para a implementação da estratégia, a Enap firmará acordos de cooperação com as seguintes categorias de instituições:
- Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia;
- Universidades Federais;
- Escolas de Governo Estaduais e Municipais;
- Órgãos do Governo Federal.
Fonte: Enap