Democracia, comunicação e participação.

Rio de Janeiro – A democracia é um princípio que pressupõe a interação entre os atores políticos envolvidos. Na Grécia clássica, o berço do modelo democrático, a ideia dialética de interação entre o povo e quem o governa sempre foi um princípio norteador. E o que nos interessa aqui é ressaltar o caráter integrador e democrático que a comunicação pode e deve exercer no serviço público e nas instituições representativas, como no caso da relação dos sindicatos com seus filiados.

Em entrevista recente, o filósofo brasileiro Mário Sergio Cortela utilizou o termo democracia interativa, que se encaixa perfeitamente no contexto social e tecnológico para o qual estamos caminhando. Como o boom tecnológico e comunicacional das últimas duas décadas, novas formas de relações políticas estão se desenvolvendo nesse sentido. Aágora grega – local onde os cidadãos da pólis se reuniam para debater e deliberar – está aos poucos se movendo do espaço físico: parlamento; praças e fóruns, para a o espaço virtual. Um ótimo exemplo disso ocorre na cidade canadense de Edmonton, na província de Alberta.  No Citzen’s Jury os cidadãos de Edmonton se reúnem de maneira inovadora utilizando a plataforma virtual. Deliberativo e inclusivo, o projeto promove a ação direta dos habitantes no desenvolvimento de políticas, planejamento estratégico ou de avaliação das políticas públicas, tudo isso através de votações e interações na internet.

No Brasil começamos a caminhar na direção de uma política de participação popular mais inclusiva, apesar da grande resistência de setores do congresso e da sociedade conservadora. O decreto 8.243/14 que institui a Política Nacional de Participação Social – PNPS e o Sistema Nacional de Participação Social – SNPS, nos traz um arcabouço legal para começar políticas nesse sentido, e a comunicação é um fator central em todo este processo. A relação entre a comunicação e a cidadania está intimamente ligada com o sucesso da democracia interativa.

No serviço público não é diferente. A comunicação é um elemento central da governança inteligente, seja na sua execução, como no acompanhamento destes serviços pela população beneficiada, permitindo que o cidadão possa interagir enviando questões e sugestões, exercendo assim uma cidadania participante.

Por tanto, a comunicação deve se dar numa via de mão dupla, não é apenas informar imperativamente, mas deve ser uma experiência dialógica/dialética. Uma atividade formativa para ambos, ao invés de meramente informativa, uma tarefa pedagógica, formando o cidadão e o empoderando com instrumentos para agir e entender sua posição no jogo político.

É neste espírito de cooperação e interação entre serviço público, sindicato e filiados, que surge o novo portal do Sinfa-RJ. Através da nova plataforma é possível uma comunicação mais efetiva entre as partes. O canal “Fala Servidor” é o ponto alto desta comunicação de mão dupla. A ideia é estreitar cada vez mais a troca de informações e experiências acumuladas ao longo das lutas e do cotidiano dos servidores filiados.

Como disse em Pedagogia do Oprimido,  um dos nossos maiores pensadores, Paulo Freire: “Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.

Por Aviner Escobar

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

0 resposta em “Democracia, comunicação e participação.”